

Papa Francisco recebe obra de artista da região
A obra foi confeccionada pelo artista plástico e ex-professor da UFSJ, Rogério Godoy

Na última sexta-feira (22/09), o reitor da Universidade Federal de São João del-Rei (USFJ) presenteou o Papa Francisco com a escultura “Madonna in Blues & Gold”, uma obra sacra confeccionada pelo artista plástico e ex-professor da UFSJ, Rogério Godoy, que é da cidade de São João del-Rei.
Marcelo representou a instituição do campo das vertentes no Encontro Internacional de Universidades Sul-Americanas e Caribenhas “Organizando la Esperanza”. Durante o encontro, foi entregue ao Vaticano o ofício em que formaliza a filiação da universidade à construção de um mundo igualitário, justo e pacífico, assinado por ele em nome da UFSJ, como símbolo do entendimento que a universidade tem em busca de uma sociedade mais justa e igualitária. O Papa acolheu, prontamente, o documento.
A escultura
De acordo com a UFSJ a obra Madonna in Blues & Gold tem 25 cm de altura, feita em cerâmica modelada à mão e posteriormente “queimada” em forno de altíssima temperatura. A peça é também revestida com esmaltes vidrados azuis e aplicações de folha de ouro 23,5 quilates. Sua base é de madeira (canela sassafrás), confeccionada a partir do aproveitamento do trabalho de um marceneiro da região. A folha de ouro é um material usado em diversas técnicas artísticas e em restaurações, tendo um custo menor que o metal propriamente dito.
Rogério Godoy foi professor de Física na Universidade, além de geofísico e ceramista. Foi um dos fundadores da FUNREI, instituição que deu origem à UFSJ, e criador do curso de Artes Aplicadas. A ideia da obra era algo que representasse a universidade e a cidade de São João del-Rei.
A carta
Confira a carta na íntegra de filiação da UFSJ ao movimento “construção de um mundo igualitário, justo e pacífico”.
“Santo Padre,
Cumprimentando-o cordialmente, agradeço ao convite de participação no encontro “Organizando la Esperanza”, momento ímpar, em que poderemos construir, coletivamente, com as reitoras, reitores das universidades latino-americanas e caribenhas e Vossa Santidade, possibilidades para um mundo diverso desse que vimos experimentando. Aproveito a oportunidade para apresentar à Vossa Santidade a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), uma universidade brasileira pública, federal e que, ao longo de sua história, tem uma grande preocupação social, em acolher todas e todos que buscam uma formação pública, de qualidade, gratuita, cidadã e solidária.
Nossa instituição é regida pelos princípios de ética, democracia, liberdade, excelência e indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, difusão e socialização crítica do saber, interdisciplinaridade do conhecimento, respeito à dignidade humana e direitos humanos, luta contra qualquer forma de preconceito e discriminação, valorização dos profissionais da educação, contribuição para o desenvolvimento cultural, científico, artístico, tecnológico, social e econômico da região, do estado e do país, compromisso com a solidariedade entre os povos e a defesa do meio ambiente. Queremos contribuir com a construção de um mundo igualitário, justo e pacífico.
Neste sentido, reconhecemos e apreciamos vosso papel no mundo contemporâneo, como uma liderança na defesa dos mesmos princípios que regem nossa UFSJ. Ao parabenizá-lo por suas ações humanitárias, pacifistas, de defesa da justiça social, da Educação e da Ciência, colocamos nossa instituição e os membros da nossa comunidade acadêmica à disposição em prol da construção coletiva de tempos melhores, em que a humanidade viva em harmonia na diversidade dos povos e com meio ambiente.”


