• Palestras da Associação Brasileira de Pilotos de Caça abrem semestre letivo na EPCAR

    Exposições trouxeram à tona a história dessa área da aviação e aspectos da rotina dos pilotos

    Foto: Diretoria de Comunicação da Sociedade Acadêmica da EPCAR (SAEPCAR)

    Iniciando o segundo semestre letivo na Escola Preparatória de Cadetes do Ar, na manhã da última segunda-feira (28/07), os Esquadrões Thunderbolt, Xavante e Black Hawk participaram de palestras protagonizadas por membros da Associação Brasileira de Pilotos de Caça (ABRA-PC), no Auditório Brigadeiro Eduardo Gomes. Fundada em 10 de agosto de 1995, a ABRA-PC tem por finalidade estreitar os laços entre os Pilotos de Caça da Força Aérea Brasileira, buscando estimular e preservar suas tradições.

    Durante as conferências, os Alunos da Nascente do Poder Aéreo puderam conhecer mais a fundo essa área da aviação militar tão importante para o país, sobretudo para a manutenção da soberania do espaço aéreo brasileiro. Os temas das exposições foram a história da Aviação de Caça, além da rotina e a vida operacional dos “Caçadores”, como são chamados os seus pilotos.

    Os responsáveis por ministrar as palestras foram o membro do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Pilotos de Caça, Tenente-Brigadeiro do Ar Marco Aurélio Gonçalves Mendes, o integrante do Conselho Fiscal da ABRA-PC, Tenente-Coronel Aviador Alfredo Salvatore Leta, e o membro do Terceiro Esquadrão do Terceiro Grupo de Aviação – Esquadrão Flecha, 2º Tenente Matheus Fernandes Celestino. O Presidente da ABRA-PC, Brigadeiro do Ar Teomar Fonseca Quírico, e o Diretor da associação, Tenente-Coronel Gilberto Pedrosa Schittini, também estiveram presentes e compartilharam com os Alunos da EPCAR sua experiência e conhecimentos.

    Além da Aviação de Caça

    “A intenção da ABRA-PC, ao fazer as palestras para os alunos de Barbacena, é de alguma forma mostrar para eles um pouco do que é a Força Aérea Brasileira, especificamente a sua Aviação de Caça, como ela nasceu durante a Segunda Guerra Mundial e como ela caminhou ao longo dos tempos até os dias de hoje. E, de alguma forma, dar a eles um pouco de vibração e de entusiasmo pela carreira que eles estão começando a trilhar”, explicou o Presidente da Associação Brasileira de Pilotos de Caça.

    Brigadeiro Quírico ressaltou, ainda, que o teor das conferências foi muito além da Aviação de Caça. “Falamos sobre valores, sobre o que orienta a nossa rotina no dia a dia, que é a busca da perfeição, a busca de fazer a coisa certa logo da primeira vez, de procurar ser o melhor. Então, o que nós pretendemos é muito mais do que mostrar a Aviação de Caça, mas dar aos alunos um pouco de sentimento, dos valores que possam orientar o comportamento deles ao longo de toda a vida. Mesmo para aqueles que, porventura, não venham a seguir a carreira de oficial da Força Aérea, são ensinamentos que podem levar para qualquer atividade da sua vida e que certamente vão permitir que eles sejam expoentes em qualquer área de atuação”, pontuou.

    Por fim, o Presidente da ABRA-PC contou que o contato com os futuros líderes da FAB revigora o entusiasmo dos mais antigos. “Quando nós participamos dessa atividade, é um jogo de ganha-ganha. Se de alguma forma eles ganham em ouvir alguma coisa de nossa parte, oficiais mais antigos, de nossa parte – e eu diria que numa grandeza muito significativa -, nós nos rejuvenescemos muito ao perceber a vibração que eles têm, ao perceber o entusiasmo com o qual eles estão vivendo o dia a dia da Escola e o brilho no olhar que eles têm. Então, nos ajuda a manter também o nosso brilho no olhar”, revelou o brigadeiro.

    Impulso para os que sonham em ser caçadores

    Para o Aluno João Pedro Ferreira Urbano da Silva, do 3º Esquadrão, o ciclo de palestras confirmou o sonho de ser Piloto de Caça, desejo anterior ao ingresso na Escola Preparatória de Cadetes do Ar. “Na segunda semana de cursinho, pouco antes de a pandemia começar, foi um tenente aviador dar uma palestra para a gente. E eu fiquei encantado. Caçador, ele passou vibração, conseguiu transmitir seu sentimento, falou um pouco sobre a vida e a atividade da Aviação de Caça. A partir daquele momento, meus olhos brilharam e tive certeza que era aquilo que eu queria. Isso deu o significado ao meu estudo, ao meu esforço”, revelou.

    A experiência dos palestrantes da ABRA-PC, segundo o Aluno Urbano, dá significado aos sacrifícios diários na preparação para a Academia da Força Aérea (AFA). “Mais importante do que saber para onde a gente quer ir, é saber de onde a gente veio e dar valor àquilo. A palestra da ABRA-PC, tanto no primeiro ano quanto no terceiro, confirmou o sonho de continuar aqui dentro. Há coisas que são difíceis, e ter um pouco de inspiração dá significado a tudo isso”, afirmou.

    O Líder do Corpo de Alunos, Aluno Lucas Leite Silva, foi o responsável por agradecer aos membros da Associação Brasileira de Pilotos de Caça por compartilhar suas histórias e experiências profissionais. “Achei as palestras muito interessantes e proveitosas, porque elas conseguiram abordar diferentes questões sobre a Aviação de Caça, desde a rica história e tradições, como as características do caçador, até como são feitas as operações militares”, observou. Para Lucas, as oportunidades de contato com as diferentes áreas da aviação são muito importantes para os futuros cadetes. “Afinal, estamos na EPCAR para sermos aviadores militares e conhecer como poderemos exercer essa função que aspiramos é extremamente positivo, seja fazendo a gente vibrar mais com a nossa Força, seja para aumentarmos o nosso entendimento sobre como ela opera”, pontuou.

    O Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar André Luiz Alves Ferreira, esteve presente durante toda a manhã de palestras. Ao final, em forma de agradecimento pela contribuição da Associação Brasileira de Pilotos de Caça, presenteou os seus membros com um quadro que representa essa área da aviação. Em seguida, na Parada Diária, o Corpo de Alunos desfilou em continência ao Tenente-Brigadeiro do Ar Marco Aurélio Gonçalves Mendes ao som da Canção da Aviação de Caça (Carnaval em Veneza), mantendo aceso, nos Alunos da Nascente do Poder Aéreo, o espírito da aviação.

  • Botão Voltar ao topo
    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.