Palestra sobre cuidados bucais em UTI é promovida em Barbacena
A palestra foi destinada aos dentistas dos 51 municípios da macrorregião Centro-Sul
Na última quarta-feira (23/02), foi realizada em Barbacena uma palestra para os dentistas dos 51 municípios da macrorregião Centro-Sul e acadêmicos de odontologia sobre Cuidados Bucais em UTI. O evento foi realizado pela Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Barbacena e pelo Núcleo de Qualidade da Assistência para Odontologia Hospitalar (NQAOH), composto pela SRS Barbacena, Gerência Regional de Saúde (GRS) de São João Del Rei, Santa Casa de Misericórdia de Barbacena, Prefeitura Municipal de Barbacena e Hospital Regional de Barbacena Dr. José Américo, e teve a parceria do Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais, Secretaria Municipal de Saúde de Barbacena, Santa Casa de Misericórdia de Barbacena e Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC).
O evento contou com a participação da superintendente regional de Saúde de Barbacena, Hérica Vieira, e do presidente do Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais (CRO – MG), Raphael Castro Mota, acompanhado da presidente do departamento de odontologia da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e membro do CRO-MG, Alessandra Figueiredo de Souza, entre outras autoridades.
Antes da palestra, os convidados fizeram uma visita ao setor de Serviço de Odontologia Hospitalar da Santa Casa de Misericórdia de Barbacena, que é pioneiro na prestação de serviços de cuidados bucais em UTI no estado de Minas Gerais e atende aos 51 municípios da macrorregião.
Durante a abertura do evento, a superintendente regional de Saúde de Barbacena, Hérica Vieira, enfatizou a importância do tema e da ocasião. “A Saúde Bucal também evidenciou sua importância durante a pandemia. Em relação aos atendimentos nas UTIs, agora podemos contar com o profissional altamente capacitado para realizar atendimento em uma saúde bucal nesses pacientes e assim melhorar também a qualidade de vida e proporcionar uma recuperação mais rápida. Hoje estamos evidenciando a importância que a saúde bucal tem em todas as linhas de cuidado, desde a atenção básica até a alta complexidade, que é quando um paciente está num leito de terapia intensiva”, destacou.
Sobre a questão da odontologia hospitalar, a palestrante do CRO-MG, Alessandra Figueiredo, afirmou: “Em todo o meu tempo de atuação na odontologia hospitalar, tenho visto o crescimento da atuação e do interesse dos alunos e profissionais em uma área extremamente importante que são os cuidados bucais em UTI”.
A respeito dessa nova política trabalhada pelo Valora Minas, o presidente do CRO-MG, Raphael Castro, explicou: “Com o Valora, a gente conseguiu implantar o incentivo financeiro para a odontologia hospitalar, que consideramos ser uma grande vitória e grande mudança na qualidade de vida do paciente internado”. Ainda sobre o tema, Raphael acrescentou: “E acreditamos que, ainda nesse semestre, a gente consiga pautar o projeto de lei da odontologia hospitalar que vai tornar obrigatório a assistência odontológica aos pacientes internados em todo o estado, uma grande mudança no panorama da saúde pública”.
Cuidados Bucais em UTI
Os Cuidados Bucais em UTI constituem um dos temas abrangidos pela nova Política de Atenção Hospitalar do Estado de Minas Gerais – Valora Minas. Sobre esse tema, a referência técnica em Saúde Bucal da SRS Barbacena, Gisele Fófano, explicou: “A implantação de cuidados bucais em UTI visa a diminuição da pneumonia associada à ventilação mecânica, com a redução de tempo de internação, da mortalidade (com índices que podem variar até 76%) e diminuição dos custos das internações. A participação dos cirurgiões-dentistas nas UTIs se mostrou fundamental para reduzir as complicações da covid-19 e antecipar a recuperação dos pacientes internados, por meio da realização de intervenções necessárias para o controle dos patógenos presentes na cavidade bucal”, pontuou.
Com informações da SES-MG