• Palestra mostra as conexões da história de transformações do Hospital Colônia e a Faculdade de Medicina de Barbacena

    A palestra contará como a FAME refletiu positivamente no cenário de transformações ocorridas no hospital psiquiátrico

    Foto: ABL

    As conexões da história de transformações do Hospital Colônia de Barbacena e a Faculdade de Medicina de Barbacena. Este é o tema da palestra que será apresentada nesta sexta-feira (28/04), às 17h. O Psiquiatra Jairo Toledo conta sua experiência e as transformações ocorridas ao longo do tempo no antigo hospital psiquiátrico de Barbacena.

    A Faculdade de Medicina de Barbacena, com o apoio do Centro de Memória Belisário Pena e a Associação Médica de Barbacena, celebram o cinquentenário da FAME com uma série de eventos científicos e culturais. Um dos projetos é a “Sexta Cultural”, sempre realizada na última sexta-feira de cada mês.

    Esta semana será apresentada a palestra “Hospital Colônia de Barbacena e a Faculdade de Medicina de Barbacena, interações e transformações” Para contar a história de como a criação da Faculdade de Medicina refletiu positivamente no cenário de transformações ocorridas no hospital psiquiátrico, a partir dos anos 70 e 80, o psiquiatra Jairo Furtado Toledo e o historiador Edson Brandão relatam em uma palestra inédita, o processo que levou não só à humanização da instituição, como também ao fim das internações cronificantes e posteriormente, à criação do Hospital Regional, que atualmente é o maior complexo hospitalar de clínica médica da região.

    Sobre os palestrantes:

    • Dr. Jairo Furtado Toledo

    Egresso da FAME Barbacena, Turma 1972 1977 Psiquiatra, vice-prefeito de Barbacena 2004 2008 Presidente da Sociedade Brasileira de História da Medicina, ex-presidente da Associação Mineira de Psiquiatria, ex-Diretor da Faculdade de Ciências da Saúde Universidade Presidente, Antônio Carlos Ex-diretor do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena CHPB (de 1986 1999 2010 2013. Organizador do livro, “Colônia, uma tragédia silenciosa”.

    • Edson Brandão

    Graduado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado de Minas Gerais, pesquisador de história regional, artista gráfico, ex-presidente da Fundação Municipal de Cultura de Barbacena, curador das duas versões da exposição permanente do Museu da Loucura 1996 e 2016. Membro efetivo da Academia Barbacenense de Letras e correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de São João Del-Rei.

    Com informações da Academia Barbacenense de Letras

  • Botão Voltar ao topo
    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.