Os livros podem mudar a vida de alguém?
Por Nayara Coelho.
Que os livros tem a capacidade de nos fazer viajar sem ao menos precisar sair de casa, isso é inquestionável, mas eles tem realmente o poder de mudar a vida de alguém?
A resposta para esse questionamento podia facilmente fluir para um sim, no entanto eu diria que seria mais ideal responder que “depende”.
Para analisar essa questão deve-se entender primeiramente qual a referência para tal afirmação.
Se a métrica for do ponto de vista do (a) autor(a), pode ser que o livro seja sim um agente de transformação em diversos aspectos: seja para cumprir uma meta pessoal, divulgar sua forma de arte, ou até mesmo se tornar um best-seller.
São inúmeros os exemplos de escritores nacionais e internacionais que tiveram suas vidas completamente transformadas após a publicação de um livro.
Entretanto se olharmos do ponto de vista do leitor, o que poderá dizer se o livro foi responsável por uma transformação, dependerá de como a pessoa foi receptiva ao conteúdo do que leu.
Os livros de autoajuda são os que mais atendem a esse quesito de prometer que algo aconteça, mas é claro que todos os gêneros podem gerar um insight no leitor.
No entanto isso vai depender exclusivamente do objetivo de quem lê quanto de quem escreve.