Opinião | Cássio chega e a disputa pela meta do Cruzeiro esquenta
Siga a página do colunista @bola.no.campos no Instagram
A chegada de um novo comando esportivo ao Cruzeiro trouxe consigo uma onda de euforia e um turbilhão de mudanças. Após a venda da SAF e a reformulação do departamento de futebol, a equipe celeste anunciou o seu primeiro reforço sob a gestão de Pedro Lourenço e Alexandre Mattos: o lendário goleiro Cássio, ídolo do Corinthians, o qual deixou o clube paulista na semana passada.
O guarda-redes, que desembarcou em Belo Horizonte na última terça-feira (21), representa o primeiro passo rumo à promessa de maiores investimentos feita por Pedrinho BH. O departamento de futebol da Raposa almeja construir um elenco de alto nível, repleto de jogadores de destaque, ainda neste ano. O grande objetivo consiste em garantir uma temporada mais positiva e tranquila do que a de 2023.
A ousada decisão de trazer uma lenda, mesmo aos 36 anos, para o Cruzeiro, contrasta bastante com a abordagem da diretoria de futebol anterior, liderada por Paulo André e Pedro Martins. Isso fica mais do que evidente na reestruturação em curso do plantel azul, o qual verá uma verdadeira reorganização das opções para a posição de goleiro.
Cássio: o novo titular do Cruzeiro
O arqueiro Cássio chega ao Cabuloso com um contrato de longo prazo e um salário generoso, respaldado por uma carreira vencedora no futebol brasileiro, que o rendeu a participação na Copa do Mundo de 2018. Além disso, contará com o apoio do renomado preparador de goleiros Robertinho, considerado um dos melhores do Brasil na sua função. Sua saída do Corinthians ocorreu em virtude da substituição pelo jovem talento Carlos Miguel.
Tudo leva a crer que Cássio assumirá a titularidade no gol, o que representa uma mudança bem significativa na situação da posição na Raposa. Atualmente, a equipe conta com Anderson, Gabriel Grando, Léo Aragão e o promissor Otávio.
Contagem regressiva: Anderson terá menos de dois meses para provar seu valor
Atualmente, Anderson é o guardião da meta do Cruzeiro. Substituindo Rafael Cabral, o futebolista de 26 anos enfrentou algumas adversidades nas suas primeiras apresentações, mas gradualmente conquistou confiança, bem como destaque. Todavia, devido à sua idade e à tendência dos goleiros alcançarem o auge mais tarde, há uma certa hesitação em relação à sua consistência e falta de experiência em momentos decisivos. Esses dois aspectos influenciaram e muito na busca por um jogador com o calibre e as credenciais de Cássio.
Até o dia 09 de julho, Anderson terá a chance de provar seu valor e mostrar que pode competir pela posição com Cássio, servindo como uma boa alternativa para o colega veterano. Com a chegada do novo reforço, o atleta também terá a oportunidade de aprender com um campeão mundial e evoluir com Robertinho. Tic-tac! O tempo está passando!
Desafios à vista: oportunidades se afastam para Gabriel Grand
Contratado por empréstimo na negociação que levou Rafael Cabral ao Grêmio, o jovem goleiro Gabriel Grando, de 24 anos, vê seu espaço ameaçado com a chegada de Cássio. O catarinense foi trazido pelo antigo departamento de futebol, o qual buscava um arqueiro jovem e com experiência no Campeonato Brasileiro. Na época, a ideia era criar uma concorrência saudável, dando chances a Anderson e contando com outro atleta de perfil semelhante para brigar pela vaga.
Quando a disputa entre os dois se iniciou, Anderson se destacou e acabou não dando muito espaço para Grando. Sem estar inscrito na Conmebol Sudamericana e levando algumas partidas para ficar disponível no Brasileirão, Gabriel ainda não teve a tão almejada estreia. Agora, com a chegada de Cássio, o ex-Grêmio provavelmente se tornará a terceira opção na meta mineira. A menos que algo mude até a abertura da janela de transferências, é extremamente difícil visualizar Grando conseguindo uma sequência de jogos pelo Cabuloso.
Aguardando na fila: Otávio e Léo Aragão terão que esperar pacientemente
Para finalizar com chave de ouro, entre os jogadores que foram relacionados para o time principal em algum momento de 2024, estão Otávio, de 18 anos, e Léo Aragão, de 22. Ainda muito jovens, a dupla não teve oportunidades no profissional do clube e isso deve demorar um pouco para acontecer. Otávio é uma promessa da base e um dos melhores guarda-redes Sub-20 do país, inclusive integrando a Seleção Brasileira da categoria. Por ser muito novo, permanecerá no Sub-20, podendo ser chamado ao elenco profissional quando necessário. Enquanto isso, Aragão foi contratado no início da temporada para ser o terceiro goleiro e, quando Cássio estiver disponível para atuar, provavelmente descerá um degrau na hierarquia.
E aí torcedor do Cruzeiro? Concorda com as minhas opiniões nesta postagem? O que achou da contratação de Cássio pelo Cruzeiro? Tô ansioso pra saber o que você pensa!