Opinião: Bernardo Campos avalia vitória do Botafogo sobre o Flamengo neste final de semana
Confira a análise do colunista esportivo da Folha de Barbacena
Tiquinho Soares brilha, Botafogo vence Flamengo e assume a liderança do Brasileirão
No último domingo, (30) em um jogo simplesmente eletrizante no Estádio do Maracanã, o Botafogo venceu o Flamengo pelo placar de 3 a 2, e assumiu a liderança do Brasileirão, o qual está na sua terceira rodada!
O atacante Tiquinho Soares, em duas oportunidades, e o volante Danilo Barbosa marcaram para o Glorioso. O zagueiro Léo Pereira anotou também dois tentos, porém para o lado Rubro-Negro.
Com o resultado, o Mengão volta a perder posições na tabela de classificação e pode terminar a rodada no 14° lugar. Enquanto isso, o Botafogo é líder e o único clube com 100% de aproveitamento na competição nacional.
Escalações
Flamengo: Santos, Wesley (Marinho, aos 12′ do 2T), Fabrício Bruno, Léo Pereira e David Luiz; Ayrton Lucas (Everton Ribeiro, com 1′ do 2T), Thiago Maia (Matheus França, aos 35′ do 2T), Vidal (Victor Hugo, aos 35′ do 2T); Everton Cebolinha (Bruno Henrique, aos 27′ do 2T), Gabigol e Pedro.
Técnico: Jorge Sampaoli.
Botafogo: Lucas Perri, Rafael, Adryelson, Victor Cuesta e Marçal; Danilo Barbosa, Tchê Tchê (Philipe Sampaio, aos 48′ do 2T) e Eduardo (Marlos Freitas, aos 23′ do 2T); Júnior Santos (Di Plácido, aos 10′ do 2T), Victor Sá (Luis Henrique, aos 23′ do 2T) e Tiquinho Soares.
Técnico: Luís Castro.
O jogo
Primeiro tempo
A partida começou com o Flamengo aplicando com classe o estilo de jogo orquestrado por Sampaoli. A estratégia de jogo do Botafogo, por sua vez, era de se fechar e estimular o erro adversário para obter um contra-ataque. Nos vinte e cinco primeiros minutos, o duelo foi bastante estudado por ambas as equipes.
Aos trinta minutos, o Botafogo deu o primeiro golpe! O ponta-direita Victor Sá arrancou pelo lado esquerdo do campo e foi derrubado dentro da área pelo lateral-direito Wesley! Pênalti para o Glorioso! Tiquinho Soares bateu e inaugurou o placar! Um a zero!
O restante da etapa inicial voltou a ter o Mengão com a posse da bola, mas sem nenhuma objetividade. Gabigol eWesley até tentaram combinar tramas, mas sem sucesso! E como diz o clássico ditado do futebol brasileiro, quem não faz, leva!
Tiquinho Soares arriscou um chute de longa distância e obrigou o arqueiro Santos a fazer bela defesa! No escanteio, veio o castigo Rubro-Negro! O volante Danilo Barbosa cabeceou firme e balançou as redes! Dois a zero!
O Botafogo ampliou a vantagem de maneira totalmente justa, muito pelas escolhas equivocadas de Sampaoli na escalação!
Segundo tempo
Se o primeiro tempo tinha sido marcado por um controle absoluto do Glorioso nas ações da partida, a etapa complementar não podia ser diferente! Enquanto isso, a dificuldade para criar oportunidades de tento imperava no lado do Flamengo!
No entanto, um lance imprudente mudou o rumo do quente embate! Everton Cebolinha recebeu um pisão violento de Rafael! O lateral-direito alvinegro já tinha amarelo e acabou sendo expulso! Fogão com um a menos!
Houve muita reclamação por parte dos jogadores do Botafogo, mas nada chegou aos pés do treinador português Luís Castro! O comandante não se segurou e gritou furiosamente com a árbitra Edina Alves Batista, sendo expulso com razão! A equipe de General Severiano agora estava sem seu líder fora das quatro linhas!
O Flamengo aproveitou esse momento de instabilidade do Glorioso para brocar! Aos treze minutos, Léo Pereira recebeu cruzamento açucarado de Fabrício Bruno e balançou as redes! Dois a um!
Após o tento, o Fla cresceu no jogo e o empate parecia questão de tempo! Porém, aos vinte e seis minutos, Tchê Tchê fez belíssima jogada e serviu Tiquinho Soares. O atacante teve apenas o trabalho de deslocar o goleiro Santos para ampliar o placar! Três a um!
O Rubro-Negro ainda teve tempo de diminuir aos quarenta minutos! Léo Pereira recebeu mais um cruzamento, desta vez de Éverton Ribeiro, e cabeceou sem chances para Perri! Três a dois!
Nos acréscimos, só restou ao Glorioso se fechar e segurar a pressão colossal do Flamengo para conquistar os três preciosos pontos! Fim de jogo com frustração na Gávea e muita felicidade em General Severiano!
Considerações finais
Após a partida, é evidente pontuar que a palavra que define o Botafogo na partida deste último domingo é RESILIÊNCIA! Mesmo com perdas importantes dentro e fora de campo, o Glorioso não se acanhou perante o poderoso Flamengo e ficou com a vitória!
A Estrela Solitária te conduz Botafogo, o mais novo líder do Brasileirão!