
PCMG participa de operação de combate a abortos ilegais na região
Ação conjunta entre Minas Gerais, Rio Grande do Sul e órgãos federais mira grupo especializado no comércio ilegal de medicamentos usados em procedimentos abortivos

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) participou ontem (08/12) da operação Aurora, deflagrada pela equipe do Rio Grande do Sul. Em Santos Dumont, foi cumprido um mandado de busca e apreensão em que foram recolhidos aparelhos celulares. Um apessoa foi conduzida à Delegacia para prestar esclarecimentos, mas já foi liberada.
Segundo as informações repassadas pelas autoridades, a ação tem como objetivo desarticular uma organização criminosa interestadual especializada no tráfico de medicamentos controlados, contendo substâncias utilizadas ilegalmente para a prática de aborto. Além da comercialização ilícita, os integrantes do grupo também ofereciam orientações e suporte às usuárias sobre a forma de administração do fármaco durante o procedimento abortivo, evidenciando uma estrutura criminosa articulada e com ampla atuação.
Conforme a PC, a operação aconteceu em parceria com a Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Diopi/Senasp), por meio do Projeto Impulse, integrante do Programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Enfoc/MJSP).



