• Obras na MG-338 são cobradas em audiência pública na ALMG

    A melhoria dos acessos a municípios na Zona da Mata e Região Central foi reinvidicada em audiência conjunta das comissões de Assuntos Municipais e de Transporte

    Foto: Willian Dias

    A estadualização e a pavimentação de um trecho de estrada vicinal, a destinação de recursos para pavimentação de outro trecho já licitado e, por fim, a inclusão das duas obras em futuro acordo de reparação do rompimento de barragem em Mariana (Central) a ser celebrado pelo Poder Executivo.

    Estas são as principais alternativas apresentadas para melhorar os acessos do município de Ibertioga (Zona da Mata) às cidades de Piedade do Rio Grande (Central) e Santa Rita de Ibitipoca (Zona da Mata) e, consequentemente, a outros pontos importantes da região, como a BR-040 (ligação entre Belo Horizonte e Rio de Janeiro) e BR-381 (BH a São Paulo) e, ainda, ao Parque Estadual do Ibitipoca, uma das principais atrações turísticas da Zona da Mata.

    Essa antiga reivindicação de lideranças, moradores, empresários e produtores rurais da região foi reforçada nesta quarta-feira (02/08), em audiência conjunta das Comissões de Assuntos Municipais e Regionalização e de Transporte, Comunicação e Obras Públicas, ambas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O debate atendeu a requerimento do presidente da Comissão de Assuntos Municipais, deputado Cristiano Silveira (PT).

    As três alternativas descritas acima foram temas de requerimentos elaborados ao final da reunião a serem aprovados futuramente pelas duas comissões da ALMG. Cristiano Silveira ressaltou a importância da obra para o desenvolvimento econômico e, consequentemente, um futuro melhor para a população desses três municípios.

    “Na ordem de prioridades do Estado, é um investimento muito pequeno comparado aos grandes resultados que pode trazer para a vida de tantas pessoas em aspectos como a produção industrial, a agropecuária, o turismo e até mesmo no acesso à saúde e outros serviços. É uma demanda de muitas décadas que não pode mais ser ignorada”, declarou o Dep. Cristiano Silveira.

    Na mesma linha, o 1º-secretário da ALMG, deputado Antonio Carlos Arantes (PL), classificou o pleito como “justo e necessário”. “Fui prefeito de uma cidade pequena e sei das dificuldades que isso acarreta. Já avançamos muito nesse governo nesse tema, mas ainda enfrentamos dificuldades para fazer investimentos. Mas, em pleno século 21, não podemos mais ter uma cidade de um estado importante como Minas Gerais sem acesso pavimentado”, apontou, em alusão a Ibertioga, município que está no centro da questão.

    A MG-338 liga Barbacena (Central), polo regional, a Ibertioga e de lá segue para Leste até Piedade do Rio Grande. De Ibertioga sai para o Sul uma estrada vicinal até Santa Rita do Ibitipoca.

    Lideranças dos três municípios, todos com vocação econômica para a agropecuária, participaram da audiência e defenderam a melhoria dos acessos para tornar a região mais integrada e atrativa economicamente. Mas tanto Piedade do Rio Grande quanto Santa Rita do Ibitipoca têm outros acessos para o deslocamento da sua população e o funcionamento da sua economia, como foi relatado.

    Já Ibertioga estaria “ilhada”, conforme reclamaram o prefeito, Ricardo Marcelo Pires de Oliveira, e seu vice, Pedro Fagundes da Silva. O primeiro lamentou que, no trajeto da MG-338, faltem pavimentar 17 dos 32 quilômetros até Piedade do Rio Grande e 14 dos 25 quilômetros até Santa Rita do Ibitipoca.

    “Por conta disso nenhuma empresa tem interesse de se instalar em Ibertioga. Nossa cidade produz mais de 160 mil litros de leite por dia, mas não tem um laticínio sequer. Com muita dificuldade, esse leite vai todo para uma empresa que gera empregos em Santa Rita do Ibitipoca”, contou o prefeito.

    “Nenhum jovem também quer ficar mais na cidade. Já fomos várias vezes a Brasília, nos prometeram muita coisa e até agora nada”, lamentou ainda Ricardo Oliveira.

    Prioridade atual é recuperar pavimentação

    O trecho de Ibertioga até Piedade do Rio Grande já teve até a pavimentação licitada, como confirmou o assessor de Gestão Estratégica do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG), Rodrigo Santos Colares.

    Segundo o técnico, são atualmente mais de 20 mil quilômetros de estradas sob gestão do Executivo e a prioridade no momento é a recuperação de pavimentação, o que já representa em torno de 5 mil quilômetros. No trecho já licitado, segundo ele, o investimento necessário seria de R$ 37 milhões.

    Rodrigo Colares garantiu que a obra está na lista de prioridades tão logo sejam viabilizados novos recursos destinados especificamente para pavimentação de trechos. O problema maior, ainda de acordo com ele, seria pavimentar a estrada vicinal para Santa Rita do Ibitipoca, que não é de responsabilidade do Estado, o que representa um impedimento legal.

    Nesse último aspecto, Cristiano Silveira defendeu que a estadualização da estrada é a melhor solução e, segundo lembrado na audiência, já haveria até um acordo celebrado em 2013 com o Executivo que nunca foi cumprido.

    O parlamentar lembrou ainda que solução idêntica foi adotada, na atual gestão, no acesso entre Serra do Salitre e Carmo do Paranaíba, no Alto Paranaíba, que viabilizou a pavimentação na região.

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