Obelisco da Praça Conde de Prados é revitalizado
O Globo de vidro passou por limpeza, troca de vidros quebrados e substituição das antigas lâmpadas de sódio
A Prefeitura Municipal de Barbacena (PMB) através da Diretoria de Cultura, Desporto e Turismo e o Conselho de Patrimônio Histórico e Cultural (COMPHA), juntamente com parceiros, fizeram em conjunto o trabalho de revitalização e pintura do obelisco situado na Praça Conde de Prados (Praça do Globo).
O Globo de vidro passou por limpeza, troca de vidros quebrados e substituição das antigas lâmpadas de sódio, pelo modelo de Led colorido, mais econômico e com maior eficiência energética.
O obelisco que dá sustentação ao Globo, passou por limpeza e uma nova pintura. Tanto a recuperação do globo quanto as cores foram deliberadas e aprovadas pelo COMPHA.
De acordo com Alexandre Braga, Diretor de Cultura, Desporto e Turismo, as cores foram escolhidas para dar nova vida à praça. “A Prefeitura de Barbacena está terminando uma licitação para compra do restante das tintas visando concluir o trabalho de pintura, sendo que os recursos foram repassados pelo COMPHA através do ICMS do Patrimônio Cultural”, destacou.
A iluminação colorida do Globo tem como objetivo fazer a praça participar das diversas campanhas de conscientização, por exemplo, em novembro o Globo ficará na cor azul, devido ao Novembro Azul, mês mundial de combate ao câncer de próstata.
História
Na época de sua construção, século XIX, a Praça Conde de Prados era conhecida como Praça da Concórdia. no ano de 1891, foi erguida vistosa e elegante coluna, de aproximadamente 20 metros de altura, em estilo grego, sobre a qual se via a Estátua da Liberdade (uma mulher esculpida em pedra, vestida à moda grega, trazendo em suas mãos grossas correntes arrebentadas, simbolizando a liberdade).
Historiadores de Barbacena afirmavam que esta coluna foi erguida em grande parte devido aos esforços dos escravos que a Lei Áurea havia libertado em 13 de maio de 1888. O construtor do obelisco foi o renomado arquiteto José Ravagnelli (construtor de outros imóveis em Barbacena.).
Segundo o historiador Nestor Massena, a praça, desde 1891 até o final da década de 1920, era ao nível do chão, toda ajardinada, com canteiros de flores separados uns dos outros. No obelisco, erguia-se a coluna com datas comemorativas do município.
Atualmente a praça possui um jardim suspenso em estilo eclético, com bancos em estilo italiano, caramanchões, postes estilo inglês e uma estátua em mármore da Leda e o Cisne e seu formato remete a um violino se vista do alto.
Reprodução Prefeitura de Barbacena