Banner Grande Aprendiz 28/06/2019
Banner Grande Aprendiz 28/06/2019

O tema é ansiedade

Costumeiramente nos deparamos com situações e pensamentos que eliciam em nós respostas físicas e emocionais desagradáveis como sensação de aperto no peito, nó na garganta, palpitação, apreensão, entre outros. Tem situações que nos fazem suar as mãos, tremer as pernas e fazer com que nossos pensamentos fiquem a mil por hora. Tais sintomas se relacionam a um episódio de ansiedade, que se trata de um sentimento natural, comum aos seres humanos e também a outros animais. A ansiedade, diferente do que muitos acreditam, é um sentimento comum a todos nós diante de certas situações do dia a dia.

Imagine que você irá fazer uma prova de suma importância, realizar uma viagem planejada ou mesmo passar por uma entrevista de emprego. É comum que diante de situações como essas, seus pensamentos fiquem mais acelerados e seu corpo reaja com sinais de sudorese, sensação de palpitação ou mesmo desconforto intestinal.

No entanto, quando esse sentimento fica intenso, exagerado e desproporcional estamos saindo de uma ansiedade comum, que é proveitosa e garante a sobrevivência, e passamos para um quadro de transtorno ansioso, que incapacita e trava a pessoa. Os transtornos ansiosos são caracterizados pela presença dos mesmos sinais da ansiedade normal, porém em nível elevado e maior período de tempo.

Os transtornos ansiosos incluem sintomas como aflição, angústia, incerteza e perturbação mental e são prejudiciais tanto para o funcionamento psíquico quanto somático (corporal). Eles interferem diretamente na qualidade de vida, no conforto emocional e no desempenho das atividades diárias.

Existem diferenças entre os transtornos ansiosos, entre eles a fobia, o ataque de pânico, a fobia social, o transtorno de estresse pós-traumático, o transtorno de ansiedade generalizada, etc. A correta identificação da presença de tais transtornos e correto tratamento deve ser feito por um profissional da saúde mental.

Sendo assim, é importante que diante dos sintomas relatados o paciente possa ser avaliado por um profissional da saúde mental. Através da avaliação individual de cada caso opta-se pelo tratamento que em geral envolve psicoterapia e medicamentos.

As doenças que abalam a mente devem ser tratadas com respeito e atenção como qualquer outra doença física.

Banner Grande Podologia 1
Banner 2 Podologia – Grande

Os comentários estão desativados.