O mundo não é o reflexo do que vejo
Por Marcos Faria
A Filosofia é muito mais que uma matéria de escola ou divagações em uma mesa de bar. A Filosofia é sobretudo uma atitude de questionamento e reflexão crítica da realidade como um todo.
E se tem uma coisa que a Filosofia inevitavelmente confronta é com outro tipo de conhecimento, o “Senso comum”. Como o próprio nome diz “saber comum” são todas essas ideias que aprendemos independentemente de nossa vontade, pelo simples fato de nascermos naquele contexto histórico/cultural. Você em um primeiro momento não escolhe sua religião ou ideologia política, vai seguir aquilo que o seu meio (família, amigos etc.) te ensinar que é o correto.
Não há problema nisso, a questão é que tem muita coisa boa no Senso comum, mas também há muita ignorância pregada dentro dele. Ao mesmo tempo que aprendi que devo respeitar os mais velhos por exemplo, aprendi que minha mãe pode morrer se eu deixar o chinelo de cabeça para baixo! Mas essas crendices até inofensivas coexistem com ideias preconceituosas e é por isso que devemos filosofar sobre tudo o que nos foi ensinado, sobre o que vemos do mundo.
Basicamente essa necessidade de filosofar sobre o que conhecemos do mundo vem justamente porque a realidade não se resume somente ao que vemos e aprendemos gratuitamente no meio em que existimos, isso é explicito com o que podemos testemunhar atualmente com as benesses do acesso à comunicação.
Alguém pode achar que o período da ditadura era ótimo e não estar mentindo! Mas na verdade isso se dá pelo fato de que o que ela viveu e testemunhou foi bom para ela, mas essa perspectiva seria uma verdade geral? Obvio que não! Ao passo de que ela vivia bem, havia pessoas sendo mortas e torturadas muitas vezes sem ter feito nada que efetivamente a tornassem alvo dos militares e sabemos que mesmo supostos crimes não justificam tortura, morte e ocultação de cadáver!
Você pode não conhecer nenhuma mulher que ganha menos que homem, mas será então que isso não acontece? Você só vai saber se buscar se inteirar do assunto indo além da sua experiência individual.
Será que não há aquecimento global porque você está sofrendo com o frio e tendo aquela constante luta com o chuveiro? Você está entendendo não é mesmo? O mundo não se resume somente ao que vemos, é preciso abrir nossa mente, transbordar nossa esfera de vida e sobretudo, buscar compreender a realidade dos outros, ter a empatia antes de julgar qualquer coisa é fundamental para vencer as trevas da ignorância e os mais diversos preconceitos.
Use essa perspectiva nas relações humanas e percebemos que ao dizer “Fulano não venceu na vida porque não se esforçou o suficiente”. Isso pode parecer algum tipo de conselho positivo e incentivador de coach, mas muitas vezes é só falta de empatia … Achar que todos vivem uma realidade igual a sua tendo as mesmas dificuldades e oportunidades é ignorar o fato de que o mundo não se limita ao que você testemunha e acha que ele é.
Já pensou que viver em sociedade poderia ser bem mais fácil se conseguíssemos ter essa postura? Que decisões políticas fossem pensadas de forma (realmente) coletiva?
Eu não sei não, mas acho que esse detalhe poderia fazer muita diferença para o todo…