

Núcleo Espírita da EPCAR completa 50 anos
O grupo foi fundado em 5 de agosto de 1975

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena (MG), celebrou os 50 anos de criação do Núcleo Espírita da EPCAR Major Cruz Machado (NEEPCAR) com um evento no último sábado (30/08). O grupo foi fundado em 5 de agosto de 1975 por Alunos das Turmas de 1974 e 1975, sendo renovado a cada ano por novos Alunos que seguem a doutrina religiosa.
O Jubileu de Ouro incluiu palestras, oficinas, apresentações artísticas, além de homenagens aos fundadores e orientadores do NEEPCAR. Na época da criação do grupo, os Alunos costumavam se reunir nas noites de terça-feira na Capela da Escola, onde também ocorriam os encontros dos demais grupos religiosos. Passados 50 anos, as reuniões continuam a ser realizadas semanalmente, mas agora às quintas-feiras, com a finalidade de promover reflexões e orientação espiritual.
Militares e civis de Barbacena e de outras cidades participaram do evento. Uma das personalidades lembradas foi o Major Farmacêutico Carlos Mário Lacerda Cruz Machado, o qual ocupou diversos cargos de relevo desde a transferência para a recém-criada EPCAR, em 1949. Natural de Barbacena, ele foi responsável pela difusão do movimento espírita na cidade, e, por causa disso, o Núcleo passou a levar seu nome em 2017.
Segundo o coordenador-geral do evento, Capitão de Infantaria Celso Marques Júnior, a comemoração das cinco décadas do Núcleo é um marco para a Escola Preparatória. “É a perpetuação dos conceitos morais que Jesus nos trouxe e mais ainda o direcionamento dos nossos jovens Alunos pela seara do bem. Só nos dá a certeza de que os membros do passado, do presente e do futuro serão pessoas de bem na nossa sociedade”, explicou.
Para promover a integração, os Alunos do NEEPCAR convidaram os grupos espíritas de outras escolas militares. Uma dessas participantes foi a presidente do Grêmio Espírita da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), Natasha Costa Lins Paes Azevedo. “Eu nunca tinha visitado a EPCAR, achei muito interessante o respeito da cidade de Barbacena com a Escola. Viemos em um grupo grande de 35 pessoas, adoramos as palestras e a experiência de conhecer a Escola, ainda mais em um encontro espírita militar”, comentou.
O Tenente-Brigadeiro-do-Ar Jorge Godinho Barreto Nery, ex-Aluno da EPCAR e atual presidente da Federação Espírita Brasileira (FEB), ministrou a palestra de encerramento do evento. Com o tema “Além do Dever: o chamado da alma”, ele abordou a obrigação moral das criaturas para consigo mesmas e para com seus semelhantes. “Esse dever não se restringe à dimensão material apenas, ele já precede a existência no momento do planejamento espiritual reencarnatório de cada um de nós”, explicou.
Apoio espiritual
A contribuição espiritual é fundamental para a vida militar dos Alunos. Para o Tenente-Coronel Cláudio Farias do Amaral, um dos idealizadores do NEEPCAR, o esforço dos jovens demonstra que o ideal tem capacidade de se materializar. “Porque até mesmo nos momentos mais difíceis, seja na área intelectual, seja na área física, eles vão encontrar consolo naquele grupo que se preocupa com a alma. Isso faz com que eles superem fases, amadureçam e prossigam na sua caminhada”, destacou.
Essa importância dos grupos religiosos foi reforçada pelo Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar André Luiz Alves Ferreira, ao cumprimentar os presentes no evento. “Eu me sinto muito agradecido e honrado pela presença dos Alunos de ontem e de hoje. É muito importante para a Escola, na formação no Curso Preparatório de Cadetes do Ar visando à Academia da Força Aérea, ter esse apoio espiritual. Não só o Núcleo Espírita, mas também o Alicerce católico e a União Evangélica são fundamentais para que nossos jovens alunos consigam superar todos os obstáculos”, discursou.
Encontro de gerações na EPCAR
Quando o Tenente-Brigadeiro Godinho chegou à Escola Preparatória, em 1966, não havia NEEPCAR, mas ele lembra de ler obras espíritas durante os períodos de descanso. “Nasci na Bahia, só ia para casa nas férias, então usava os fins de semanas para a leitura. Eu já seguia a doutrina espírita, para mim foi fácil obedecer às leis estabelecidas na convivência militar. Nada é por acaso, se eu estava aqui, submetido aos regulamentos, é porque havia um propósito. Por isso meu sentimento à EPCAR é de gratidão e de alegria”, disse.
Quase 60 anos após o ingresso do Tenente-Brigadeiro Godinho, Carlos Emanuel Castanheira de Paiva Lisboa é um dos Alunos da nova geração que agora estuda a doutrina na Nascente do Poder Aéreo. Ele também é diretor do NEEPCAR, atualmente com cerca de 30 Alunos. “Buscamos trazer situações que vivemos com a ótica do espiritismo para enfrentá-las de uma maneira mais leve. Aprendemos, também, a enxergar o companheiro do nosso lado com um olhar de caridade, de humildade e de amor”, completou.


