Unidade Básica de Saúde do Santa Efigênia. Crédito/Imagem: Mike Tavares
Conforme noticiado pela Folha de Barbacena (FB), na terça-feira (25/09), cinco médicos do Sistema Único de Saúde (SUS) foram demitidos após a Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais (Sesaps) constatar que os profissionais não estavam cumprindo a carga horária de trabalho de oito horas diárias estabelecida em contrato.
De acordo com a Sesaps, pelo menos 200 consultas tiveram que ser reconduzidas devido à fraude. O órgão verificou em auditoria que eles trabalhavam até três horas a menos que o tempo total definido pelo Ministério do Trabalho. Quatro dos profissionais demitidos eram clínicos gerais e um atuava como psiquiatra.
Em entrevista ao Folha de Barbacena, o secretário municipal de saúde José Orleans disse que a situação no município já se normalizou: “Este assunto está superado! Virou notícia velha. Foram cinco profissionais desligados e seus cargos foram ocupados em uma semana através de análise de currículo e entrevistas pela área técnica.”
Questionado sobre se a Sesaps vai tomar alguma medida preventiva para evitar que novas infrações desse tipo venham a acontecer, o secretário disse que “pelo menos uma vez por mês haverá esta avaliação”.
Os usuários que precisarem de acesso aos serviços médicos devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua residência com cartão do SUS em mãos para efetuar o agendamento das consultas.
Por: Mike Tavares
Orientação: Marcelo Miranda