Novo modelo de urna eletrônica será utilizado nas cidades do Campo das Vertentes
A urna será adotada em 68 municípios
Nesta quinta-feira (14/07), foi divulgada pelo Tribuna Regional Eleitoral de Minas Gerais (TER-MG) que um novo modelo de urna eletrônica será utilizado em algumas das principais cidades do Campo das Vertentes nas Eleições 2022.
O modelo UE2020 será adotado nos municípios de Alto Rio Doce, Barbacena, Carandaí e São João del-Rei, sendo ela considerada mais moderna e rápida, além de contar com um visual diferente e ser ainda mais segura. Esta, será utilizada pelo eleitorado de 68 municípios mineiros.
Para definição das cidades, o TRE-MG levou em consideração a logística de distribuição dos equipamentos e a proximidade da sede, localizada em Belo Horizonte, o que possibilita um suporte mais rápido às zonas eleitorais.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) voltou a ressaltar que as urnas eletrônicas não se conectam a nenhum tipo de rede, internet ou bluetooth. Dessa forma, para que fosse possível fraudar o equipamento, seria necessário superar mais de 30 barreiras de proteção. “A urna utiliza o que há de mais moderno em termos de criptografia, assinatura e resumo digitais. Tudo isso garante que somente o sistema desenvolvido pelo TSE e certificado pela Justiça Eleitoral seja executado nos equipamentos”, informou.
Nova urna eletrônica
No novo modelo, o terminal do mesário não tem mais teclado físico. Na nova urna, ele tem tela sensível ao toque (touchscreen), como em smartphones.
Quanto ao funcionamento da nova urna eletrônica, o processador é 18 vezes mais rápido que o modelo anterior, e a bateria terá duração por toda a vida útil da urna (10 a 12 anos), o que vai reduzir os custos de manutenção.
O modelo UE2020 conta com algoritmo criptográfico dos mais apurados atualmente disponíveis e tem certificação pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP Brasil).
Um laboratório certificado pelo Instituto Nacional de Pesos e Medidas (Inmetro) fez uma avaliação do programa embarcado e do código-fonte e verificou que eles atendem plenamente aos requisitos do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).
Com informações do G1