Banner Grande Aprendiz 28/06/2019
Banner Grande Aprendiz 28/06/2019

Novembro Azul estimula atenção à saúde masculina

O homem vive sete anos a menos que a mulher, segundo afirma o Ministério da Saúde (MS) e uma das principais causas da mortalidade masculina é a falta de cuidados médicos. O órgão aponta que “31% dos brasileiros não têm costume de ir ao médico e, quando o fazem, 70% tiveram a influência da mulher ou dos filhos”.

Preocupado com a saúde do homem, em 2009 o governo Federal implantou a Política Nacional de Atenção à Saúde do Homem (Pnaish), com o objetivo de promover ações de saúde que melhorem o acolhimento da comunidade masculina no Sistema Único de Saúde (SUS). Dentre as práticas da Pnaish, a prevenção do câncer de próstata, é uma das pautas das políticas públicas em saúde.

Em 2013 a doença matou 13.772 homens em todo País e, nesse ano, o Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) estima que 68.220 novos casos devam surgir no Brasil, atingindo homens com 50 anos ou mais. Em Minas Gerias, o Inca aponta que 6.730 novos casos devam surgir, o que equivale a 63,80 casos novos para cada 100 mil homens.

A campanha de combate ao câncer de próstata – Novembro Azul é mundial e dura todo mês de novembro. Nesse período, monumentos e órgãos engajados na ação aderem à cor azul, para lembrar-se dos cuidados com a saúde masculina.

Em Barbacena, a Prefeitura e os hospitais já atualizaram suas páginas na internet manifestando apoio ao mês de conscientização em saúde masculina. No mês passado – outubro, as ações que terminaram no dia 31 foram do Outubro Rosa, símbolo da luta contra o câncer de mama.

 

Por: Mike Tavares.

Orientação: Marcelo Miranda.

Crédito fotos: Instituto Lado a Lado pela vida.

Banner Grande Podologia 1
Banner 2 Podologia – Grande

Os comentários estão desativados.