Nova etapa de Audiência Pública do Plano Diretor acontece na próxima segunda-feira
A audiência apresentará a síntese do diagnóstico e das leituras técnicas comunitárias
Na próxima segunda-feira (18/12), acontece em Barbacena uma Audiência Pública para elaboração do Plano Diretor e de Mobilidade. Essa é a segunda audiência pública realizada sobre o tema. A Diretora de Administração, Márcia Souza, explica que estão previstas algumas audiências para a apresentação de cada etapa concluída, sendo a primeira delas para a apresentação da síntese do diagnóstico e das leituras técnicas e comunitárias.
“O Plano Diretor deve identificar e delimitar as áreas urbanas e rurais, traçando as estratégias para o seu desenvolvimento, buscando assim assegurar, em forma de lei, o direito à terra urbana, à moradia, ao saneamento ambiental, à infraestrutura urbana, ao transporte, aos serviços públicos, ao trabalho e ao lazer”, explicou Márcia.
Ainda de acordo com a diretora, cabe ao Plano de Mobilidade Urbana priorizar o transporte não motorizado, visando promover um transporte coletivo de qualidade e eficiente, além da busca pela fluidez e segurança no trânsito.
O processo
O Plano diretor atualizado é uma exigência prevista no estatuto das cidades, no entanto Barbacena não tem um plano diretor condizente com as necessidades da cidade. O processo teve início em maio e foi realizado entre a Prefeitura e a DRZ Consultoria, com vigência do contrato para abril do próximo ano, quando os planos já estarão elaborados, além da legislação urbana complementar e também a política de Meio Ambiente.
Segundo Márcia, a partir da próxima etapa já será possível apontar algumas modificações que serão feitas. “Na próxima etapa sim, nós já teremos algumas diretrizes para a elaboração de propostas. Contudo na audiência de segunda-feira já serão apresentados alguns possíveis cenários para Barbacena, os quais possibilitarão o desenvolvimento das diretrizes e propostas do próximo produto e o gerenciamento das estratégias de ação em face de um futuro que ainda é incerto”, declarou a Diretora de Administração.
Após a aprovação, o diagnóstico estará disponível para consulta no site da Prefeitura. A população poderá participar do processo através das audiências ou deixando contribuições em um formulário online que já foi disponibilizado. Além disso, também é possível ir até a rua Freire de Andrade, nº 42 – Loja 01 do Centro Comercial Francisco Pereira, no Centro, onde é possível tirar dúvidas e levar contribuições.