• Nova concessionaria inicia operação da BR-040 a partir de 06 de agosto

    Como já adiantado pela FB, valor do pedágio passará para R$ 12,70 no entanto empresa anunciou programa de desconto para usuário frequente

    Foto: Iuri/Folha de Barbacena

    A partir do dia 06 de agosto, a BR-040 passará a ser administrada pela EPR Via Mineira no trecho de 232 km que vai de Belo Horizonte à Juiz de Fora, ou seja, que passa por Barbacena. Como notícia pela Folha de Barbacena, a data foi definida na última segunda-feira (22) pela Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em reunião extraordinária.

    O condutor que precisar de atendimento terá à disposição o número de emergência 0800 003 1040, que funcionará ininterruptamente. Além de estar disponível para o acionamento de eventuais emergências, o contato também será o canal para que o usuário receba informações sobre a estrada, como eventuais bloqueios, trechos em obras ou indicação de locais de apoio.

    No último dia 5 de julho, foi assinado o contrato de concessão entre o governo federal e a EPR Via Mineira, que prevê ao longo de 30 anos investimentos de R$ 8,7 bilhões, sendo R$ 5,2 bilhões em duplicação de 164 km, 42 km de faixas adicionais, correções de traçado, retornos e passarelas. Também serão instaladas novas luzes em trechos com curvas côncavas de baixa visibilidade. Só nos sete primeiros anos, a empresa vai destinar R$ 3,2 bilhões para melhorias na rodovia. Além disso, serão investidos R$ 3,6 bilhões em serviços operacionais.
     

    “A solidez do Grupo EPR neste contrato mais robusto e equilibrado, unido a um cenário estrutural favorável ao desenvolvimento, são bases para garantir que os projetos em que atua serão desenvolvidos cumprindo os cronogramas estabelecidos”, afirma o diretor-executivo da EPR Via Mineira, Eric de Almeida.
     

    Desconto para Usuários Frequentes

    A ANTT também definiu o valor da tarifa do pedágio de R$ 12,70, que será aplicada nas praças P1 – Itabirito, P2 – Conselheiro Lafaiete e P3 – Barbacena, como divulgado na publicação desta terça-feira (23/7) do Diário Oficial da União (DOU). As tarifas seguem a tabela do edital, incluindo o desconto oferecido no leilão de 11,22% e ajustes devido à inflação.

    Com o início das operações no trecho, a concessionária passa também a oferecer o Desconto para Usuários Frequentes (DUF), que reduz a tarifa do pedágio de acordo com a frequência com que o veículo leve trafega pela rodovia. O desconto pode chegar à 70% na praça de Conselheiro Lafaiete, por exemplo. Para ter acesso a ele, basta que o carro tenha a etiqueta de cobrança eletrônica (TAG). Não é necessário qualquer cadastro junto à concessionária. Todos os motoristas que tiverem a TAG também terão acesso ao Desconto Básico de Tarifa (DBT), de 5%.
     

    Está prevista a isenção de tarifas para categorias específicas, incluindo motocicletas, motonetas, bicicletas moto, ambulâncias, veículos oficiais e do corpo diplomático, conforme a legislação e política pública do Governo Federal (Lei n. 9074, art. 35). Segundo Almeida, com a isenção, “os motociclistas poderão usufruir gratuitamente de benefícios como atendimento pré-hospitalar, serviços de socorro mecânico e a circulação por rodovias mais seguras e bem-sinalizadas”.
     

    Investimentos na linha do tempo
    Além de garantir mais conforto e segurança à população, os investimentos garantem desenvolvimento regional para os 15 municípios com 3,5 milhões de pessoas por onde o trecho da concessão passa. Os municípios vão arrecadar R$ 9 milhões em ISS por ano.

    No primeiro ano de concessão, os trabalhos serão focados em garantir as condições mínimas de segurança e conforto aos usuários com operações de melhorias no pavimento, com fresagens e recomposições contínuas em pontos críticos, roçada e ajustes na sinalização vertical e horizontal. A partir do segundo ano de concessão, a rodovia passa a receber obras de recuperação. Entre o terceiro e sétimo ano de trabalho estão previstos investimentos de melhoria e ampliação da capacidade. Apesar das obras estarem concentradas grande parte nos primeiros sete anos do projeto, a receita para remunerar os investimentos e os custos operacionais está distribuída ao longo dos 30 anos da concessão.
     

  • Botão Voltar ao topo
    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.