Nada irá superar Harry Potter?
Por Nayara Coelho.
O mundo mágico criado pela britânica J.K.Rowling tomou proporções que nem mesmo a autora poderia imaginar.
Desde que seus livros foram lançados, já entraram em diversos rankings de mais vendidos no mundo inteiro, sendo traduzido para vários idiomas, garantindo também uma franquia com oito filmes.
Toda essa grandiosidade é um privilégio para poucos escritores, e aparentemente após Harry Potter surgir, nenhum outro universo atingiu tamanha extensão nesse século. Ainda.
A saga Crepúsculo até levantou uma competição saudável entre Bruxos x Vampiros anos atrás, o que me permitiu imaginar que a saga da autora Stephenie Meyer, também chegaria ao mesmo patamar. Inclusive recentemente após decidir lançar o título “Sol da meia-noite”, seus livros voltaram ao “hype” por uma nova geração de fãs.
Outro que também me fez pensar sobre isso, foi o Riordanverso, universo do autor Rick Riordan, criador de Percy Jackson e os Olimpianos.
Riordan parece estar no páreo, já que tem expandido seu universo criando outras sagas como “Os Heróis do Olimpo”, as “Crônicas dos Kane”, “Magnus Chase e os deuses de Asgard”, “As provações de Apolo” e alguns outros títulos, que tem sido citados como possíveis adaptações no streaming da Disney+.
Outros livros que vem me chamando a atenção, por ver diversas contas literárias fãs de carteirinha, são as séries escritas pela autora Sarah J. Maas: Trono de Vidro (TAG) e Corte de Espinhos e Rosas (Acotar), que vem ganhando muitos leitores e rumores sobre possíveis adaptações.
Não será fácil superar Harry Potter, e eu particularmente acredito que isso não seja o real objetivo de nenhum escritor(a) quando desenvolve sua história, principalmente se tratando do gênero fantasia.
Com isso acho que a J.K Rowling abriu portas para que o gênero seja cada vez mais popularizado, e quem ganha com isso são os leitores.
O que nos resta é esperar para ver os próximos lançamentos que virão e se daqui a alguns anos existirá algo que possa ter superado Harry Potter.