Banner Aprendiz 18/032019

Museu Regional fecha para obras no telhado

A partir do próximo dia 21, o Museu Regional de São João del-Rei fica fechado para visitas devido a obras de manutenção. A sala de exposições de curta duração mantém seu funcionamento até o dia 10 de fevereiro, quando se encerra “Palavra Sólida”, última exposição temporária antes do período de reformas. Após essa data, o museu fica completamente fechado à visitação. A previsão é que as reformas durem cerca de 120 dias.

Devido a isso, o acervo que compõe a exposição de longa duração do museu será desmontado e realocado, garantindo a segurança das peças. O telhado do antigo prédio apresenta pontos de gotejamento, além do constante entupimento de um dos canos de descida de águas pluviais. A cobertura da biblioteca do museu, ao lado do edifício principal, também passará por reparos na estrutura.

O processo de solicitação da reforma até a aprovação do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) foi minuciosamente cuidadoso para garantir transparência, segurança e preservação do espaço museal. A empresa que realizará as obras passou por processo de licitação e deverá seguir uma série de exigências previstas por lei e documento oficial.

O Museu

Aberto à visitação pública desde 1963, está localizado na antiga residência do comendador João Antônio da Silva Mourão (1806-1866), importante comerciante da cidade no período final da produção de ouro. Após a conclusão das obras, em 1859, o comendador instalou sua família na mansão, no segundo e terceiro pavimentos, e a loja de secos e molhados ficou no primeiro andar.

O Museu Regional de São João del-Rei apresenta uma exposição de aspectos do cotidiano no comportamento e nos costumes dos séculos XVII ao XX, retratados em móveis, utensílios, meios de transporte, imagens religiosas e pinturas. O objetivo do acervo montado é contar um pouco da intimidade e do modo de vida dos mineiros no período colonial.

Banner Grande Podologia 1
Banner 2 Podologia – Grande

Os comentários estão desativados.