MPF ajuíza ação para fechar estacionamento da igreja da Boa Morte em Barbacena
De acordo com o Iphan, os veículos prejudicam a fachada da igreja
O estacionamento da Igreja de Nossa Senhora da Assunção, conhecida como Igreja da Boa Morte em Barbacena foi fechado após uma Ação Civil Pública (ACP), ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF). De acordo com o órgão, os veículos prejudicam a fachada da igreja que é tombada, além de degradar a construção.
Por esse motivo, os portões da igreja serão abertos uma hora antes das missas e assim haverá a limitação do número de veículos que podem estacionar no local. O estacionamento também era usado para pessoas que iam a enterros e velórios no cemitério e para as pessoas que encontravam dificuldade em estacionar, uma vez que as ruas no entorno não possuem muitas vagas para veículos.
A Igreja da Boa Morte, localizada na região central de Barbacena, tem mais de 200 anos de história e por esse motivo sua construção e fachada foram tombadas como patrimônio histórico nacional.
No mês passado foi realizada uma audiência de conciliação e, desde então, o espaço permanece fechado na maior parte do dia. A paróquia deverá apresentar um projeto de readequação em até 90 dias. De acordo com a administração, o Iphan, responsável pela fiscalização dos patrimônios, já havia solicitado ajustes no local, mas não apresentou ajuda financeira para a realização das obras. Os pedidos dizem respeito a manutenção da estrutura, obras de conservação e reparação da igreja.
A paróquia afirmou que não tem recursos financeiros para custear esse e outros reparos solicitados. Por esse motivo, o caso foi parar na Justiça e, após a audiência, a igreja deverá apresentar um projeto para tentar solucionar a manutenção do estacionamento sem causar prejuízo à fachada. As missas estão acontecendo diariamente, exceto nas segundas-feiras.
Com informações do G1