Banner Aprendiz 18/032019

Moradores saem de casa após alerta de risco de rompimento de barragem

 

Barragem Gongo Soco
Pelo menos 700 famílias tiveram que abandonar as residências durante a madrugada. Foto: Divulgação.

Os habitantes de Barão dos Cocais, na região central de Minas, foram pegos de surpresa durante a madrugada desta sexta-feira (08/02) pelo som das sirenes de emergência da barragem Gongo Soco, de propriedade da Vale. As pessoas foram orientadas a saírem de suas residências e seguirem pela rota de fuga, até um ponto de encontro estabelecido, pois havia risco de rompimento. A cidade de Itatiaiuçu também precisou deslocar cerca de 200 pessoas, após o alerta de risco.

O plano emergencial foi acionado depois que a consultoria Walm negou a estabilidade da barragem. De acordo com a prefeitura de Barão de Cocais, a Agência Nacional de Mineração ampliou para estágio dois o grau de periculosidade da estrutura, aumentando o risco de rompimento.

De acordo com o jornal O Tempo, a estrutura faz parte do Complexo Mariana – Brucutu, estando localizada a 100 km de Belo Horizonte, com 83 metros de altura e volume de 6,016 milhões de metros cúbicos. Há três anos a extração de minério de ferro na região foi interrompida, segundo a Vale.

Por: Mike Tavares.

 

Banner Grande Podologia 1
Banner 2 Podologia – Grande

Os comentários estão desativados.