Moradores dos bairros Valentim Prenassi e Santa Cecília reclamam da falta de água
Na última semana, moradores dos bairros Valentim Prenassi e Santa Cecília procuraram o Portal BCN para denunciar a falta de água em seus respectivos bairros. Em decorrência do mesmo fato, aconteceu na tarde de ontem (19/09) uma manifestação em frente a caixa d’água do bairro Santa Cecília, em que moradores reclamavam estar sem o recurso há uma semana.
“Estamos sem água desde quinta-feira. Todo fim de semana aqui está sendo assim, a água volta a cair na segunda à noite e para na quinta”, reclamou um dos moradores. De acordo com o Serviço de Água e Saneamento (SAS), os problemas em relação à falta de água que afetam Barbacena principalmente nos pontos altos da cidade é antigo e já ocorre há vários anos.
Para que seja corrigido, estão sendo realizadas diversas obras, entre elas a da captação do Rio das Mortes, onde está sendo construída uma nova adutora, com 600mm de diâmetro, aumentando de forma significativa a vazão que chega a Estação de Tratamento de Água (ETA) e posteriormente nos reservatórios. Para que um maior volume de água, a ETA também passará por uma reforma.
“Paralelo a essa obra que é a mais importante, o SAS está construindo novas redes pela cidade, inclusive no bairro Santa Cecília, onde serão instalados mais dois reservatórios, triplicando a capacidade de reservação de água no local, garantindo assim que toda a região tenha reserva suficiente e não sofra os efeitos trazidos pelos contratempos que geram a falta de água e que, muitas das vezes são imprevisíveis e inevitáveis”, foi divulgado em nota pelos SAS.
Em contato com a Prefeitura de Barbacena, foi informado que as providências já foram tomadas e a previsão é que o abastecimento seja totalmente normalizado assim que o motor for reinstalado.
Confira na íntegra as notas divulgadas:
- Prefeitura de Barbacena
Conforme relatado em nota divulgada na última quinta-feira, houve um vazamento em um de nossos registros, na casa de bombas da captação do Rio das Mortes.
O vazamento ocasionou a queima de um dos nossos motores. Dessa forma, foi acionada uma bomba reserva, enquanto o reparo desse motor está sendo executado (aproximadamente 10 dias).
Além disso, na última sexta-feira, tivemos vários piques de energia o que também prejudicaram os serviços.
Cabe aqui ressaltar, que todas as providências já foram tomadas. A previsão é de que o abastecimento seja totalmente normalizado tão logo o motor seja reinstalado.
Enquanto isso a autarquia segue atendendo a população com os caminhões pipas, os quais estão abastecendo os locais prioritários e os reservatórios, visando garantir assim uniformidade no abastecimento.
- SAS
Com relação à falta d’água que tem afetado a cidade de Barbacena, principalmente nos pontos mais altos da cidade, informamos que o problema é antigo e já ocorre há vários anos.
O SAS tem total ciência do fato e tem tomado todas as providências possíveis para sanar de vez o problema. No entanto, como é sabido, a Administração Pública tem seus processos burocráticos, visando garantir a defesa do patrimônio público e isso influencia diretamente na eficácia dos atos dos gestores que, muita das vezes, não conseguem agir com a celeridade que gostariam, o que acaba gerando conflitos com o público.
É importante que as pessoas compreendam que a compra de materiais e a realização de obras exigem um rigoroso processo de tramitação, não bastando ter dinheiro em caixa. A atual gestão do SAS, assumiu a diretoria da autarquia em um momento crítico, quando a pandemia do coronavírus assolava nosso país, trazendo inúmeros prejuízos. Dentre estes, podemos destacar a dificuldade encontrada na compra de materiais necessários para a realização das obras previstas. Foram várias as licitações desertas por exemplo, o que nos impediu de atender todas as demandas há mais tempo.
Dito isso, passamos a explicar o que está sendo feito para resolver, de vez, o problema de falta d’água que, devido ao aumento da população nos bairros, redes antigas, longos períodos de estiagem, como este pelo qual estamos passando no momento, vazamentos e outros fatores, afetam tanto nossa cidade.
A atual gestão está focada, desde o início do mandato, em garantir a solução definitiva deste problema. Para isso, juntamente com toda a equipe, está realizando várias obras de melhorias, a começar pelas obras em nossa captação do Rio das Mortes, onde está sendo construída uma nova adutora, com 600mm de diâmetro, a qual aumentará, de forma significativa, a vazão de água que chega na Estação de Tratamento de Água (ETA) e posteriormente nos reservatórios. A ETA, para que comporte um volume bem maior de água, também passará por reformas. Paralelo a essa obra que é a mais importante, o SAS está construindo novas redes pela cidade, inclusive no bairro Santa Cecília, onde serão instalados mais dois reservatórios, triplicando a capacidade de reservação de água no local, garantindo assim que toda a região tenha reserva suficiente e não sofra com os efeitos trazidos pelos contratempos que geram a falta de água e que, muitas das vezes, são imprevisíveis e inevitáveis.
Por fim, informamos que nossas equipes são comprometidas e estão determinadas a cumprir esse desafio da melhor maneira possível. Para isso, contamos com a compreensão de toda a população, com a qual nos solidarizamos e firmamos o compromisso de fazer o que estiver ao nosso alcance, para garantir a efetiva prestação do serviço público que lhes é de direito.