Banner Aprendiz 18/032019

Moradores afirmam que Prefeitura abandona quadra poliesportiva

Único local de lazer do distrito de Bom Retiro, em Santa Bárbara do Tugúrio, está esquecido

Moradores do distrito de Bom Retiro, em Santa Bárbara do Tugúrio, denunciaram à Folha de Barbacena (FB) a situação de abandono da quadra de esportes do local, anexa à Escola Municipal Chiquita Mendes. O local é utilizado duas vezes por semana para a prática de atividades para idosos e para a diversão de crianças que estudam na instituição e demais moradores.

A FB visitou a área e constatou que o ambiente estava com material enferrujado nas grades e nas traves de futebol, que estavam amarradas de forma improvisada, com arames. A quadra, ainda em cimento, acumula água das chuvas e um resíduo do desgaste provocado pela exposição ao tempo, o que torna a superfície arenosa, propícia às quedas. Postes para a iluminação noturna também não funcionavam, até o fechamento desta matéria.

“Se arrumassem essa quadra evitava muita gente correr risco caminhando na beira da estrada. É um perigo”, desabafa José Sebastião, que mora na comunidade. O distrito fica às margens da BR-265, na MG-448. Luciana, também moradora, reclama “aqui não tem nem direito a lazer, não tem estrutura nenhuma”.

O jornalismo da FB entrou em contato com a Prefeitura Municipal de Santa Bárbara do Tugúrio, que encaminhou o caso para a Secretaria Municipal de Educação. Por telefone, o órgão informou que a quadra não pertence à escola, apesar de estar no mesmo terreno, e que nenhuma rede de ensino do Município possui quadra de esporte própria. Sendo assim “a quadra esportiva de Bom Retiro pertence à comunidade” esclarece a Secretaria.

A Escola Municipal Chiquita Mendes passou neste ano por uma reforma na estrutura, com troca do telhado e realização de algumas pinturas. Contudo, nenhum trabalho foi destinado à manutenção da quadra. A Secretaria de Educação deixou claro que não tem autonomia financeira para destinar recursos para tais obras, sendo a responsabilidade das decisões por parte do governo do Município.

A Folha de Barbacena tentou contato com o gabinete do atual prefeito Vicente Paulo da Silva, conhecido como Cavadeira (PSDB), mas não obteve resposta até o fechamento desta reportagem. A avaliação municipal, aferida pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE) referente a 2017, atribuiu ao governo nota C, que determina baixo nível de adequação de efetividade. O problema enfrentado pelo distrito de Bom Retiro já vem perdurando ha anos, segundo moradores.

 

Crédito fotos: Mike Tavares.

 

Por: Mike Tavares.

Orientação: Marcelo Miranda.

Banner Grande Podologia 1
Banner 2 Podologia – Grande

Os comentários estão desativados.