• Mobilização do Dia Nacional da Luta Antimanicomial é realizada em Barbacena

    O encontro aconteceu na Praça dos Andradas, através da Rede de Atenção Psicossocial de Barbacena

    Aconteceu na tarde da última quinta-feira (18/05) a mobilização do Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Para marcar a data, movimentos de mobilização realizaram um encontro na Praça dos Andradas, através da Rede de Atenção Psicossocial de Barbacena (RAPS).

    A concentração aconteceu na fonte, em frente à igreja da Piedade. Diversas faixas ornavam o local, lembrando a importância da luta antimanicomial. Moradores das residências terapêuticas, usuários dos CAPSs, familiares, servidores, profissionais da saúde, integrantes do conselho municipal de saúde, entre outras pessoas estiveram presentes.

    Diversas expressões artísticas como música e artesanato marcaram a edição desse ano. A coordenadora de saúde mental do município, Flávia  Vasques, falou sobre a importância das mobilizações da luta antimanicomial.

    “Essas mobilizações são de fundamental importância, afinal, temos muito a comemorar. Depois de ter sido considerado a cidade dos loucos com um número enorme de leitos psiquiátricos e hospitais, hoje Barbacena tem o seu trabalho na cidade, nas residências, com os moradores, com a rede substitutiva. Os últimos moradores vão sair agora no processo de desinstitucionalização em parceria com o Estado. O 18 de maio nos lembra da importância do resgate de cidadania e direitos. Me alegra muito fazer parte deste trabalho”, destacou Flávia.

  • Botão Voltar ao topo
    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.