Banner Grande Aprendiz 28/06/2019
Banner Grande Aprendiz 28/06/2019

Minascon acontece entre 25 a 27 de setembro

Evento pretende fomentar o desenvolvimento do setor da Construção no estado

 

Minascon 21092018

 

Juiz de Fora, a cerca de 90 km de Barbacena, será a referência da Construção Civil e Pesada em Minas Gerais. Entre 25 e 27 de setembro, a cidade sedia a 15ª edição do maior evento unificado da cadeia produtiva do setor em Minas Gerais, o Minascon, que acontece no Trade Hotel – Av. Presidente Itamar Franco, 3800, das 8h30 às 22h. O evento, que terá como tema “Novas tecnologias e a reinvenção da indústria”, contará com uma mostra de produtos e serviços, espaço montado para que as empresas e entidades de toda a cadeia produtiva da Construção possam apresentar e conhecer as novas fronteiras de tecnologias, materiais e soluções para o setor. As inscrições podem ser feitas pelo site: www.minascon.com.br

Será levado ao empresariado mineiro e profissionais da área o que há de mais relevante no segmento para o desenvolvimento da Construção, como sustentabilidade, economia, legislação, além de inovação, tecnologia e tendências do setor. Assim, o Minascon promove a capacitação profissional a partir de palestras ministradas por nomes de peso, contando com a participação de diversos órgãos, entidades e instituições profissionalizantes ligadas ao setor. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o entre Sistema FIEMG, Sebrae e Sindicato da Indústria da Construção Civil de Juiz de Fora (Sinduscon-JF).

A abertura do Minascon acontece na terça-feira, dia 25 de setembro, às 19h, em uma solenidade para convidados. Após a solenidade de abertura, será ministrada a palestra magna “A Indústria 4.0 e o futuro da Construção”, proferida pelo professor da Universidade Federal de São Carlos e da Escola Politécnica da USP, Luiz Henrique Ceotto. Nos demais dias, a mostra estará abertas à visitação pública gratuita, sendo que algumas palestras são pagas e outras têm entrada franca. Diversos seminários estão programados, inclusive o 17º Congresso Sinduscon-MG de Materiais, Tecnologia e Sustentabilidade na Construção, tradicional evento técnico da indústria da construção mineira, que debate assuntos de grande interesse das empresas do setor e da cadeia de fornecedores.

O presidente da FIEMG Regional Zona da Mata e presidente do Sinduscon-JF, Aurélio Marangon Sobrinho, destaca a importância do evento para a região, ressaltando que pela primeira vez a Zona da Mata será a sede da ação. “É a primeira vez que o Minascon chega a nossa região. Para o setor da Construção, é relevante receber o evento, uma vez que ele une toda a cadeia produtiva do segmento, fomentando o crescimento da indústria na localidade onde é sediado. No nosso caso, em Juiz de Fora, é um evento que ainda não aconteceu na região. Por isso, temos as melhores expectativas possíveis,” comenta Marangon.

Segundo Aurélio Marangon, o objetivo do Minascon, que tem a perspectiva de receber cerca de cinco mil pessoas, é envolver não só empresários (que virão em delegações de todo o estado por meio de missões que estão sendo organizadas pelo Sebrae-MG), mas também entidades e estudantes. Estes últimos inseridos no contexto através do Concurso “A Ponte”, realizado paralelamente ao evento. O concurso apresenta aos estudantes de Arquitetura e Engenharia o desafio de construir uma ponte utilizando apenas palitos de picolé de madeira e cola branca. A estrutura vencedora será a que resistir a maior carga, avaliando seu desempenho estrutural.

Concurso “A Ponte”

Durante o Minascon, acontece o concurso “A Ponte”, uma das principais atrações do evento, que vai desafiar estudantes de cursos técnicos em Edificações e Construção Civil e de graduação em Arquitetura e Engenharia Civil, Mecânica e de Produção a criarem e executarem o projeto de uma ponte utilizando apenas palitos de picolé de madeira e cola branca. As obras de cada dupla participante serão submetidas a cargas de peso para que possam ser avaliadas por uma comissão de jurados técnicos da área. Os vencedores receberão um prêmio em dinheiro no valor de R$ 2,5 mil.

Fórum Megatendências

As tecnologias que farão parte da reinvenção da indústria poderão ser vistas durante o 15º Minascon. Uma das grandes novidades deste ano será a apresentação do projeto de construção de uma ponte por meio da tecnologia de impressão 3D, produzida pela empresa holandesa MX3D, durante o Fórum Megatendências, realizado no dia 27 de setembro (de 14h às 17h30), em paralelo ao evento. O ousado projeto feito inteiramente por robôs controlados por software foi anunciado em junho de 2015. Já a impressão 3D da ponte foi iniciada em março do ano passado e a previsão de encerramento do processo está prevista para setembro de 2018.

Dados econômicos da Zona da Mata

De acordo com dados da RAIS, em 2016, o setor empregava aproximadamente 6.400 colaboradores distribuídos em 819 empresas, apenas em Juiz de Fora. Ao estender a análise para a Zona da Mata, verifica-se que a Construção Civil emprega em torno de 19.398 pessoas, num total de 2.787 empresas. Na região, o segmento gera cerca 18,3% de todas as vagas do setor industrial. Em números gerais, a Zona da Mata é abrangida por 142 municípios com uma população estimada de 2,3 milhões de pessoas (2016) e representa 8,4% do PIB mineiro, além de 6,5% do PIB industrial do estado.

Banner Grande Podologia 1
Banner 2 Podologia – Grande

Os comentários estão desativados.