Banner Grande Aprendiz 28/06/2019
Banner grande Unipac

Minas Gerais tem oito acidentes de trânsito por hora

O Estado de Minas Gerais registrou, em média, oito acidentes de trânsito com vítima por hora nos três primeiros meses de 2019, totalizando 17.528 ocorrências e um número trágico de quase cinco mortes por dia entre janeiro e março deste ano, somando 445 vítimas fatais.

Comparado a 2018, no mesmo período, os números caíram, mas na avaliação dos especialistas não é algo a se comemorar, pois está longe do ideal e, por isso, é necessário investir na educação e conscientização de condutores e pedestres.

Baseado nestes objetivos, é que Minas Gerais dá início ao movimento Maio Amarelo, este ano com o tema “No trânsito, o sentido é a vida”, com campanhas protagonizadas por crianças. A ideia é incentivar os adultos a ouvirem os conselhos dos mais jovens e refletirem sobre o comportamento nas vias.

Maio se tornou referência para a segurança no trânsito, quando no mesmo mês, em 2011 a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação pela Segurança no Trânsito. A meta era a redução do número de vítimas pela metade em dez anos, mas o Brasil está longe de alcançar estes números, em 2011 foram 43.256 óbitos e, em 2017, somou-se 34.336, uma queda de apenas 20% em seis anos.

A falta de atenção tem sido a principal causa de acidentes. Das 74.995 ocorrências com vítimas registradas em todo o ano passado, 41% foram provocadas por esse motivo. Exemplos são os de condutores mexendo no celular ou no rádio, ou pedestres que não estavam atentos ao atravessarem a via. O excesso de velocidade também tem sido uma das maiores causas de morte no Brasil, o que preocupa os especialistas ainda mais após a medida anunciada pelo presidente da República Jair Bolsonaro, de cancelar a instalação de oito mil radares nas rodovias federais.

Segundo dados do Juizado Especial Criminal, a maioria dos infratores no trânsito são homens, com idade aproximada de 30 anos e com cinco a 10 anos de habilitação.

Banner Grande Podologia 1
Banner Aplicação

Os comentários estão desativados.