

Milton Nascimento é diagnosticado com demência; Barbacena guarda memória do artista na Escola Bituca
Aos 82 anos, o músico recebeu o diagnóstico de demência por "corpos de Lewy", também conhecida como DCL

O cantor e compositor Milton Nascimento, de 82 anos, foi diagnosticado com demência por corpos de Lewy (DCL). A informação foi revelada pela Revista Piauí e confirmada pelo filho, Augusto Nascimento, que pediu compreensão e afirmou que este será “o único comunicado à imprensa” sobre o estado de saúde do pai.
A doença é causada por depósitos anormais de proteína no cérebro, afetando funções cognitivas, de movimento e comportamento. O artista já havia sido diagnosticado com Parkinson em 2023 e, nos últimos meses, apresentava sinais de declínio cognitivo, como esquecimentos frequentes e falas desconexas.
Apesar do diagnóstico, a trajetória de Milton segue viva na memória afetiva de fãs e comunidades culturais em todo o país.
O elo com Barbacena
Na nossa cidade, Milton Nascimento ganhou uma homenagem especial do Grupo Ponto de Partida, que batizou sua escola de música com o apelido carinhoso do artista: Bituca.
A Bituca – Universidade de Música Popular foi criada em 2004, quando o grupo revitalizou os antigos prédios da Estação Sericícola de Barbacena. A escola gratuita nasceu com a proposta de formar jovens talentos inspirados no legado de Milton, reconhecido como padrinho simbólico da instituição.


