Banner Grande Aprendiz 28/06/2019
Banner Grande Aprendiz 28/06/2019

Mec reconhece trabalho de professora da Educação Básica

Um projeto desenvolvido na Escola Municipal Rotary, situada ao bairro Santo Antônio, ganhou destaque na 11º edição do Prêmio Professores do Brasil (PPB 2018), desenvolvido pelo Ministério da Educação (Mec). A iniciativa é da professora Mayara Araújo, do segundo período da Educação Infantil, que desenvolveu a ideia de trabalhar com as figuras geométricas em um estudo intitulado “Um Paralelepípedo Televisivo”. A educadora explica à Folha de Barbacena (FB) que as crianças a partir de cinco anos já possuem a capacidade de conhecer as principais formas da geometria e deu detalhes da origem do projeto:

“Uma pergunta que chamou a minha atenção para este fato foi a seguinte: ‘Tia, como é o nome do retângulo quando ele fica em pé? Ele se chama caixa?’ Neste momento compreendi que meus alunos podiam e, sobretudo, queriam mais. Desta forma, iniciei uma pesquisa de maneiras lúdicas para ensiná-los sobre os sólidos geométricos. Encontrei, finalmente, a sugestão em uma apostila da confecção de um televisor antigo, com o uso de materiais recicláveis”, relata.

O desenvolvimento do trabalho levou quatro semanas e foi executado em etapas que compreenderam, segundo a docente, “a apresentação do tema, avaliação diagnóstica (que ocorreu em variadas fases da aplicação), execução da proposta e avaliação”.  Uma das táticas desenvolvidas pela professora foi a de explorar a criatividade das crianças, através da exposição do que as elas mais gostam de assistir na TV, além de confeccionar um aparelho de televisão antigo, com a utilização de materiais recicláveis. O resultado do projeto foi um sucesso. “Os alunos atingiram os objetivos propostos, indo, inclusive, além do que foi planejado em um primeiro momento, o que é sempre surpreendente”, destaca Mayara.

A vice-diretora da Escola, Valéria Souza Morais também falou ao FB sobre o prestígio do programa. “Para a Escola Municipal Rotary, esse é o reconhecimento de um trabalho
feito com dedicação e competência, demonstrando que mesmo com poucos
recursos materiais, é possível um fazer pedagógico com compromisso e
seriedade dentro da escola pública”.

De acordo com o Mec, o Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa  que busca “reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula”.

A atividade desenvolvida por Mayara Araújo se destacou na categoria Pré-Escola, a mesma na qual Barbacena foi recentemente premiada pelo trabalho “Meu Porquinho da Índia”, realizado pela educadora Eliane de Paula Rocha, da Escola Municipal José Benedito Câmpara, em Mantiqueira do Palmital, na zona rural do Município.

Por: Mike Tavares.

 

Banner Grande Podologia 1
Banner 2 Podologia – Grande

Os comentários estão desativados.