Mais de 500 jovens celebram o primeiro ano da beatificação de Isabel Cristina em Barbacena
A peregrinação marcou a comemoração arquidiocesana do Dia Nacional da Juventude 2023
No último domingo (10/12), mais de 500 jovens se reuniram em Barbacena para celebrar o primeiro ano da beatificação da Mártir Isabel Cristina Mrad Campos. O evento reuniu jovens de todas as regiões da Arquidiocese de Mariana e das (Arqui)dioceses de São João del-Rei e Juiz de Fora.
O momento foi marcado pela Celebração Eucarística presidida pelo Bispo de São João del-Rei e Referencial para a Juventude no Regional Leste 2, Dom José Eudes Campos do Nascimento, que também é barbacenense. Outros sacerdotes do clero marianense também estiveram presentes.
Em sua homilia, Dom Eudes enfatizou a importância do testemunho da jovem Beata. Recordando sobre o Tempo do Advento, ele destacou que esse período litúrgico prepara o coração do ser humano para viver a santidade de vida e que ser santo é viver o cotidiano com a experiência de Deus, como viveu Isabel Cristina.
Ao final da celebração, ao refletir sobre a vida e o martírio da Beata, o Pároco local e Vigário Geral para o Clero, Monsenhor Danival Milagres Coelho, apontou que eles não são reconhecidos somente devido à morte dela, mas pelo seu modo de vida, com atenção aos mais pobres e necessitados.
Monsenhor Danival enfatizou a necessidade da união com Jesus e incentivou a Juventude a ter devoção à Virgem Maria, uma vez que Isabel Cristina foi encontrada morta e totalmente despida, mas em seu dedo havia o anel em formato de terço que ela constantemente rezava, pedindo a Virgem Maria a sua intercessão.
Após a missa, os jovens peregrinaram do Santuário de Nossa Senhora da Piedade até a Capela dedicada à Beata e onde os seus restos mortais estão depositados, para um momento mariano, com a oração do terço e meditação sobre a vida da Mártir. Eles também tiveram a oportunidade de conhecer o Memorial Isabel Cristina, anexo ao templo religioso.
Antes da celebração, os jovens foram acolhidos e participaram de momentos de animação. Para o Assessor das Juventudes na Região Leste, Padre Carlos Heitor Fidelis, “essa peregrinação é um incentivo a todos os nossos jovens para que, a exemplo da Beata Isabel Cristina, possam viver a sua vida para Deus e ter um coração que ame, de fato, Nosso Senhor”, disse em vídeo divulgado nas redes sociais da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena.
Experiência de fé
Para o jovem João Vitor Sansoni, da Paróquia Sant’Ana, em Carandaí, “caminhar ao lado de peregrinos dedicados, compartilhar experiências e participar das celebrações foram momentos que moldaram a minha perspectiva sobre a espiritualidade e a comunhão entre as pessoas. Cada passo era uma oportunidade para reflexão e crescimento pessoal, enquanto a presença da Beata Isabel Cristina guiava-nos na busca por uma conexão mais profunda com o divino”, descreveu a peregrinação.
Frisando a importância da história da Beata Isabel Cristina nesse primeiro ano de beatificação, ele deseja “que essa jornada sagrada continue a inspirar não apenas os fiéis, mas também a próxima geração, como eu, a abraçar os valores de compaixão, solidariedade e fé”. “Que a Beata Isabel Cristina seja uma luz guia em nossas vidas, incentivando-nos a viver de maneira significativa e altruísta, abraçando os valores cristãos. Essa peregrinação deixou uma marca indelével em meu coração, fortalecendo a minha fé e a convicção de que o amor verdadeiro transcende todas as fronteiras”, ressaltou João Vitor.
Momento mariano
A peregrinação dos jovens marcou também a comemoração arquidiocesana do Dia Nacional da Juventude (DNJ) 2023. Para Cremilda Moutinho, da Paróquia Cristo Rei, em Ouro Preto, esse momento “foi uma experiência bonita, pois além de encontrarmos vários movimentos juvenis da nossa Arquidiocese de Mariana, também festejamos um ano da beatificação da Beata Isabel Cristina, uma jovem que nos inspira na busca pela santidade e na nossa caminhada de fé”.