

Maior parte dos casos de tuberculose em Barbacena nos últimos anos é em homens entre 20 a 34 anos
Até o momento, foram registrados cinco casos em 2023

No mês de combate à Tuberculose, foi divulgado em Barbacena o boletim de casos da doença registrados na cidade. Com cinco confirmações até o momento em 2023, os dados informam que a maior parte dos diagnósticos nos últimos anos foi registrada em homens entre 20 e 34 anos, enquanto a incidência no sexo feminino foi de apenas 25%. O número de registros sofreu um aumento nos últimos três anos, sendo 2022 o ano com mais confirmações, chegando a 26 casos. Em 2021 foram diagnosticadas 19 pessoas e em 2021 um total de 14.
A Tuberculose (TB) é uma doença infectocontagiosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis. A doença pode ocorrer em várias partes do corpo humano, caracterizada como TB extrapulmonar, entretanto a forma pulmonar é a mais frequente e de maior relevância epidemiológica, sendo responsável pela manutenção da sua transmissão.
As pessoas com suspeita de Tuberculose devem ser identificadas, atendidas e vinculadas à atenção básica, sendo o diagnóstico oportuno de todas as formas de tuberculose com a oferta de testes rápidos (TRM -TB), exames de cultura e teste de sensibilidade fundamental para o controle da doença.
A Busca Ativa de Sintomáticos Respiratórios (SR) trata-se da atividade de saúde pública, orientada a identificar precocemente pessoas com tosse persistente, consideradas com suspeita de tuberculose pulmonar ou laríngea, visando à descoberta dos casos bacilíferos. Na população em geral, caracteriza-se como Sintomático Respiratório uma pessoa com tosse por período maior ou igual a 3 semanas de duração. O principal sintoma da tuberculose é a tosse, que pode vir acompanhada de febre ao final da tarde, suor noturno e emagrecimento. Recomenda-se que todo indivíduo com tosse de duração de três ou mais semanas seja investigado para a tuberculose. Para isso, deve-se procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência.
As metas do Plano Nacional pelo fim da tuberculose são de alcançar a redução de 95% no número de mortes pela doença no país, sendo necessário reduzir o coeficiente de incidência. Tuberculose tem cura e o tratamento é garantido pelo SUS.
Com informações da Prefeitura de Barbacena


