
Escritor de Barbacena estreia na literatura com o livro “Finitudes”
Obra reúne textos simbólicos e poéticos com uso da prosopopeia, em que elementos da natureza ganham voz para refletir sobre a vida, o tempo e o cotidiano.

O escritor Fernando Antônio Cabral, morador de Barbacena, lançou o livro “Finitudes” pelo selo da Livraria Ipê das Letras. A obra reúne reflexões sobre a vida, o tempo e a natureza, com uma proposta literária marcada pelo uso da prosopopeia, figura em que objetos e elementos naturais ganham voz e personalidade.
Segundo o autor, a escrita de “Finitudes” surgiu de forma espontânea. “O livro é… como eu poderia dizer? Uma prosopopeia. Eu empresto minha voz a personagens como o rio, uma árvore e alguns animais. Através deles, expresso coisas que penso sobre a vida e o curso dos acontecimentos na vida das pessoas”, afirmou Cabral. Ele explica ainda que, mesmo sem ter planejado, o texto assume um tom otimista: “Acho que ao final eu acabo tendo uma atitude otimista em relação à vida, mas isso não foi pensado, foi consequência do meu modo de viver e de escrever.”
O processo de produção, de acordo com o escritor, foi rápido e natural. “O processo de escrita foi terrivelmente simples, até me espantei com a forma como surgiu a obra. Escrevi um capítulo por dia e isso me ocupou pouco mais de uma semana. Como não sou escritor de ofício, eu escrevia de noite e revisava de dia no trabalho, nos momentos de folga”, relatou. A partir da leitura de colegas de trabalho, o autor decidiu procurar uma editora para publicar o livro.
A inspiração para “Finitudes” nasceu do desejo de escrever uma história para sua filha, hoje com seis anos. “Pensei em uma história para contar para ela antes de dormir, mas queria algo mais original. A história cresceu tanto que virou um livro”, contou. O autor acrescenta que o enredo reúne elementos de suas próprias vivências. “O leitor atento encontrará elementos de documentários, cenas que lembram desenhos animados, descrições que remontam a livros de geografia. Enfim, a matéria-prima é tudo o que vivi e senti”, declarou ele.
“Finitudes” está disponível pelo selo Ipê das Letras e reúne temas ligados à passagem do tempo, à relação humana com o meio e às reflexões sobre o cotidiano, em uma narrativa simbólica e poética. Também é possível adquirir como e-book ou físico pela Amazon.



