Live relacionada à seleção de projetos sobre desenvolvimento de indicações geográficas será promovida pelo IF Sudeste MG
Evento marca o lançamento do edital 19/2021, destinado a selecionar propostas para chamada nacional da Setec
Estão abertas, até o dia 12/11, as inscrições para o Edital 63/2021 da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação (Setec/MEC), que vai selecionar projetos voltados ao desenvolvimento de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas.
Com isso, para esclarecer e tirar dúvidas sobre a seleção (que será regida internamente, no IF Sudeste MG, pelo Edital 19/2021), o instituto realiza uma live na terça-feira (19/10), a partir das 17h. O evento irá ser transmitido pelo canal oficial do IF Sudeste MG no Youtube e terá a presença virtual do diretor de Articulação e Integração da Pró-Reitoria de Extensão do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Eder Sacconi. A mediação será feita pela diretora do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia do IF Sudeste MG (Nittec), Flávia Couto Ruback Rodrigues.
A live é destinada a servidores, docentes e TAE’s, já que estes podem submeter propostas de desenvolvimento de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas. Entretanto, estudantes poderão participar dos projetos como bolsistas, atuando em um dos eixos previstos:
- Eixo I: diagnóstico sobre o potencial Indicação Geográfica (IGs) ou Marca Coletiva (MC)
- Eixo II: estruturação de Indicações Geográficas
O que são indicações geográficas (IGs)?
Este nome geográfico faz referência a um produto ou serviço como originário de uma área geográfica delimitada. Isso acontece quando determinada qualidade, reputação ou outra característica é essencialmente atribuída à origem daquele produto ou serviço. Tais indicações de procedência garantem a diferenciação de produtos e serviços, tais como ocorre em Minas Gerais com “Canastra”, para referenciar o queijo, e “Salinas”, para a aguardente. As IGs agregam reputação e qualidade ao local, possibilitando a promoção turística da região e favorecendo o desenvolvimento das zonas rurais e urbanas.
Reprodução IF Sudeste MG