Justiça determina que empresa de transporte responsável pelo óleo derramado no afluente do Rio das Mortes custeie todos os gastos para a realização das análises da água
Medida foi tomada após a Advocacia Geral do Município entrar com ação contra a empresa
A Advocacia Geral do Município (AGM) acionou a justiça em razão dos danos causados pelo grave acidente ocorrido na manhã de quarta-feira (11/05), na BR 040, que ocasionou o derramamento de óleo no afluente do Rio das Mortes. A ação da AGM também leva em consideração a ausência de suporte ofertado pela empresa responsável pelo transporte da carga.
A justiça determinou que a empresa responsável pelo transporte da carga custeie todos os gastos para a realização das análises da água, bem como uma multa diária no valor de R$140 mil para cada dia de descumprimento.
O abastecimento segue interrompido e permanecerá até que haja segurança para o retorno da captação. Atualmente 4 caminhões pipa estão atuando no abastecimento a hospitais, asilos, forças de segurança, entre outros órgãos, situações ou serviços essenciais. Pessoas com vulnerabilidade clínica, como acamadas, ostomizadas, em tratamento quimioterápico, entre outros, também entram na fila de prioridade, porém estas devem comprovar previamente a condição para o recebimento da água. O telefone exclusivo para o atendimento prioritário é (32) 98817-2277. O SAS possui ainda os contatos (32) 3339-6800, 195 e ainda o whatsapp (32) 8867-2119.
Em nota a Prefeitura informou que o Gabinete de Crise definiu que os serviços não essenciais do município serão temporariamente interrompidos a partir de amanhã (15/05), até que a situação se normalize. As equipes aguardam os novos resultados da análise da água para nortear as próximas ações de enfretamento.
A Prefeitura ainda ressaltou que a água de diversos pontos do afluente e rio estão sendo analisadas constantemente para averiguar a extensão do dano, bem como os componentes presentes. A nota diz ainda que as bombas de captação e abastecimento foram desligadas antes que o óleo diesel pudesse chegar na estação de captação do município, resguardando a população.
A Prefeitura destacou ainda que as equipes seguem trabalhando diuturnamente, monitorando e analisando o local, além de solicitar que a população faça uso racional da água até que a situação seja normalizada.