• Jovem barbacenense busca ajuda para operação nos olhos

    O jovem barbacenense Fernando Yuri é portador de “ceratocone globoso”, já em estado avançado, e precisa realizar uma cirurgia nos dois olhos para não perder a visão. De acordo com seus familiares, em Barbacena todos os recursos disponíveis foram usados, mas somente em Belo Horizonte ele conseguirá realizar os procedimentos.

    Os pais não têm condições de, sozinhos, custearem o tratamento do filho de apenas 15 anos, que inclui a cirurgia com a colocação do “anel de ferrara” e os medicamentos, chegando a R$14.650, em valores aproximados. A família está buscando ajuda, através de uma campanha online que pode ser acessada clicando aqui.

    A Ceratocone é uma doença não inflamatória da córnea na qual a baixa rigidez do colágeno corneano permite que a área central ou paracentral assuma forma cônica (do grego: “kerato” significa córnea e “conus” forma cônica). A córnea tornando-se progressivamente mais fina e irregular, resultando na distorção das imagens.

    Essa irregularidade, na maioria dos casos, causa baixa visual não recuperável com óculos, isto é, mesmo com um bom exame de refração a acuidade visual não é boa. As lentes de contato (LC) rígidas ou gelatinosas especiais costumam propiciar boa visão, pois simulam uma nova superfície corneana regular. A evolução da doença pode levar o paciente a ser intolerante às LC e necessitar de um procedimento cirúrgico como anel intracorneano (Anel de Ferrara). O transplante de córnea é realizado somente em 10% dos casos, quando a progressão provoca cicatrizes corneanas ou quando a visão não é satisfatória com os tratamentos anteriores.

  • Botão Voltar ao topo
    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.