• José Ribeiro, o cantor de Barbacena que encantou o nordeste

    Amado Batista, Reginaldo Rossi, Waldick Soriano, entre outros, conquistaram o Brasil através de um gênero musical que faz parte do repertório nacional: o brega.

    Marcado por músicas românticas populares, com exageros dramáticos ou ingenuidade, o brega, que surgiu nos anos de 1960.

    O que poucas pessoas em Barbacena sabem, é que entre os principais nomes do gênero está um filho da cidade, o cantor José Ribeiro, que faleceu aos 84 anos, em 9 de maio de 2018, na cidade de Pindoterama, no Ceará, em decorrência de um ataque cardíaco.

    José Ribeiro esteve o auge da carreira em 1972, quando fez parte do elenco da gravadora mais importante do Brasil, a CBS. Dentre as canções de sucessos está a música “A Beleza da Rosa”, de Pedrinho e Helvia, que até hoje é umas das mais tocadas no Nordeste. O disco chegou a vender 800 mil cópias. Antes de ficar famoso pelo seu romantismo, José Ribeiro tentou a carreira como cantor de baião. O sotaque mineiro e a voz explicitamente nasalada foram os vilões da história do cantor. Ele queria de todo jeito ser um cantor de baião, mas entrar no ritmo não foi fácil. O rol agregava apenas representantes nordestinos.

    O álbum “Meu Coração Não Te Esquece” foi lançado em 1973, pela gravadora CBS, e entre as 12 faixas do disco, seis fizeram sucesso nas rádios do Brasil, entre elas: “Na Porta da Cozinha”, de Joel Teixeira e J. Cipriano; “Um Amor Vai, Outro Vem”, de Niquinho e Othon Russo; “Meu Coração Que Não Te Esquece”, de J. Cipriano e Pedrinho, e “A Maior Saudade Minha”, de Fernando Barreto e J. Cipriano.

    José Ribeiro lançou, em 1974, seu terceiro disco, com destaque para as músicas “Suely”, de Joel Teixeira e Valéria, e “Um Coração Não é Brinquedo”, de J.P Cruz e Niquinho. Também em 1974, o músico gravou um compacto duplo com as canções “A Última Noite de Uma Paixão”, de Gervasio Horta e Carlos Marques; “Quando Brigas Comigo, de Pedrinho e J.Cipriano; “Pensando em Mariza”, de Joel Teixeira e J. Cipriano, e “A Maior Saudade Minha”, de Fernando Barreto e J. Cipriano.

    Pouco tempo antes de seu falecimento, foi lançado um DVD de título, “José Ribeiro histórias e canções”, o DVD, foi uma criação de um fã, que segundo o próprio José Ribeiro, que tinha pedido a um rapaz para digitalizar umas fotos pessoais e arquivar em um CD para guardar. Então o fã lhe deu a ideia de fazer um simples documentário onde o José Ribeiro, seria o narrador da própria história citadas com uma sessão de fotos e fundo musical da época de ouro do artista.

    José Ribeiro também chegou a lançar um CD que com o título “José Ribeiro Aquela paixão,” o álbum tem 14 faixas, e proporcionou ao cantor uma pequena turnê por cidades do nordeste.

    Logo abaixo é possível conferir “A Beleza da Rosa”, maior hit do barbacenense

     

  • Botão Voltar ao topo
    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.