• Intercâmbio: Estudantes de quatro países integram cursos técnicos do IF Barbacena

    Estudantes dos Estados Unidos, Alemanha, Taiwan e México integram turmas dos cursos técnicos

    O IF Sudeste MG – Campus Barbacena está vivendo uma experiência multicultural intensa neste segundo semestre de 2025. Em parceria com o Rotary Club, a Instituição recebeu quatro estudantes intercambistas, que se integraram às turmas dos cursos técnicos integrados ao ensino médio.

    Entre os novos integrantes está Keller Bupp, dos Estados Unidos, aluno do 3º ano do Curso Técnico em Hospedagem Integrado ao Ensino Médio. Para ele, o intercâmbio tem sido uma via de mão dupla. O estudante destaca a troca cultural como o aspecto mais enriquecedor da experiência. “Aprendo muito sobre a cultura deles e sinto que recebo tanto quanto entrego”. Ele avalia que a presença de intercambistas contribui significativamente para a formação dos estudantes brasileiros, oferecendo novas perspectivas além das disciplinas regulares.

    Da Alemanha, a estudante Zoe Kira Eileen Blache, do 2º ano C do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, relata que sua principal dificuldade inicial foi a barreira do idioma. Ainda assim, ela afirma ter encontrado acolhimento imediato no Campus Barbacena, pois os colegas demonstram interesse em ajudar e conversar. Zoe enfatiza que se sente muito bem recebida no Brasil e que a gentileza das pessoas tem sido essencial para sua adaptação.

    Também vivendo essa experiência está Ji-Fong Hsiao, de Taiwan, matriculado no 2º ano do Curso Técnico em Agroindústria. O estudante conta que se identifica especialmente com as aulas práticas. “Gosto quando vamos para o laboratório fazer pão ou experimentar algo diferente”, comenta.

    A professora de Inglês e Coordenadora dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Campus Barbacena, Gabriela de Souza Pinto, ressalta que o processo de intercâmbio envolve a escolha do país, mas depende também da disponibilidade de famílias interessadas na troca cultural. Ela lembra que, inicialmente, o IF Sudeste MG não estava entre as opções do programa, mas, que os intercambistas após conhecer a Instituição, se mostraram entusiasmados. “Eles acham que aqui é realmente a melhor opção, definitivamente o melhor lugar para estarem”, afirma.

    Gabriela também observa a empolgação dos estudantes brasileiros ao receberem colegas estrangeiros: “Eles sempre perguntam se vai chegar mais alguém, se virá alguém para a turma. É uma oportunidade de praticar inglês, conhecer outras culturas e desconstruir ideias que às vezes tomamos como verdades absolutas. É uma idade ótima para esse tipo de vivência”. A professora reforça que os intercambistas enriquecem a dinâmica em sala de aula, tanto para estudantes quanto para docentes.

    Entre os quatro participantes, também está Ana Lúcia, do México, que integra o 2º ano do Curso Técnico em Agroindústria desde agosto de 2025.

    A maioria dos intercambistas permanecerão na instituição até meados de 2026. Para o Diretor de Relações Internacionais e Interinstitucionais do IF Sudeste MG, Daniel Augusto de Oliveira, incluir a parceria com o Rotary International na estratégia de internacionalização do IF Sudeste MG é fundamental para o fortalecimento do eixo de intercâmbio receptivo. Segundo ele, “o caminho para o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e inovação, e da extensão, inscreve-se, irrestritamente, no fortalecimento das competências transculturais das comunidades acadêmicas anfitriãs, o que auxilia o IF Sudeste MG a cumprir a sua missão institucional na Rede Federal”.

  • Botão Voltar ao topo
    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.