• Integrantes do movimento contra fogos de artifício com estampido pedem empatia nas celebrações de amanhã em Barbacena

    Apesar da lei que proíbe a queima de fogos com estampido, a prática que afeta animais, autistas e idosos com Alzheimer ainda é comum na cidade

    No dia 13 de janeiro de 2022, foi sancionada em Barbacena a Lei nº 5.138, que proíbe a queima e soltura e fogos de artifício ou quaisquer artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso. Ainda sim, é esperado que a medida que beneficia animais, autistas e idosos diagnosticados com Alzheimer, seja descumprida amanhã (12/10) com a celebração do Dia de Nossa Senhora Aparecida.

    De acordo com a tradição, pontualmente a queima de fogos acontece em horários específicos, sendo estes às 6h, 12h e às 18h. Chamados de Hora do Ângelus ou Hora Mariana, eles lembram o momento em que o anjo Gabriel visita a Virgem Maria e anuncia a concepção de Jesus.

    A prática, no entanto, se mostra extremamente prejudicial para a parcela da população afetada pelo barulho. “Meu filho é um adolescente autista de sensorial muito aguçado, então as crises que ele tem por conta do estampido é algo assustador porque provocam mal físico a ponto dele passar mal, ter vômito, diarreia. Isso desorganiza toda a rotina dele. Se acontece a noite, compromete o sono, compromete o desenvolvimento escolar no dia seguinte, é muito complicado. Essa situação tem que ser levada ao conhecimento das autoridades, da população, porque não é brincadeira, é algo muito sério que acontece com os autistas”, relatou Terezinha Luiza da Silva Forttes, mãe de um menino autista e integrante do movimento contra os fogos de artifício em uma entrevista realizada previamente pela Folha de Barbacena (FB).

    Os membros do grupo pedem que a população tenham mais empatia para com o próximo, buscando celebrar estes momentos significativos de uma forma saudável e que não cause pânico e pavor a estes grupos, que ficam extremamente vulneráveis diante do barulho.

  • Botão Voltar ao topo
    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.