Banner Aprendiz 18/032019

Instituto Bom Pastor comemora 70 anos de existência e 15 no trabalho com a saúde mental em Barbacena

Hoje é o último dia de comemoração no Instituto José Luiz Ferreira, com celebrações eucaristicas

O Instituto José Luiz Ferreira, entidade beneficente de assistência social, popularmente conhecido como Instituto Bom Pastor completa 70 anos hoje (18/09), enquanto comemora os 15 anos de trabalho com a saúde mental em Barbacena. A cidade, que em seu histórico contém o maior hospital psiquiátrico do país no século XX, hoje se empenha na luta antimanicomial e busca as melhores condições de tratamento para seus pacientes. Hoje é o último dia de celebrações, confira a programação.

Em 1903, o manicômio de maiores proporções da região foi fundado na cidade e recebeu o nome de Hospital Colônia. As condições de vida dentro da instituição eram sub-humanas, chegando ao índice de 60 mil mortes em suas dependências, sendo chamado de “Holocausto Brasileiro”. Para o Colônia eram enviados não só pessoas com sofrimento mental, mas também grupos marginalizados na sociedade, como prostitutas, homossexuais, mendigos, entre outros, que chegaram a representar 70% dos pacientes.

Atualmente, o tratamento isolador dos hospitais psiquiátricos vem sendo substituído por uma abordagem diversificada, com base no respeito à dignidade e aos direitos dos internos, buscando manter o contato familiar com a instalação de residências terapêuticas. “As residências terapêuticas vieram para resgatar o tempo que foi roubado dessas pessoas que sofreram tantos maus tratos”, conta Márcia Messias do Nascimento, faxineira do Instituto Bom Pastor desde fevereiro de 2015.

Segundo o Padre Luiz Cláudio Vieira, pároco do Bom Pastor e presidente do instituto, a paróquia entrou na luta antimanicomial a partir de Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, que dizia que “Barbacena tem uma dívida muito grande com as pessoas com sofrimento mental e por isso é preciso contribuir para mudar essa triste situação pela qual o município ficou conhecido”. Com o surgimento da possibilidade de parceria com o município de Barbacena, a Prefeitura Municipal firmou este convênio com o Instituto José Luiz Ferreira através do qual o instituto passa a realizar atendimentos as pessoas discriminadas pela população, que eram os pacientes.

“Participar desse projeto é participar de um processo social e político de luta contra discriminações e violências impostas a essas pessoas, buscando contribuir e construir uma sociedade onde os valores da liberdade, igualdade e justiça sejam para todos”, conta o pároco do Bom Pastor.

WhatsApp Image 2018-09-17 at 13.21.31 (1)

WhatsApp Image 2018-09-17 at 13.21.31

 

Banner Grande Podologia 1
Banner 2 Podologia – Grande

Os comentários estão desativados.