Instituto Aprendiz Solidário é inaugurado em Barbacena
Em evento prestigiado, o Instituto apresentou seus dois primeiros projetos: a Creche Solidária e a ClínicAmor
Texto da Assessoria do Grupo Educacional Aprendiz
Na tarde de terça-feira (18), na sede do Grupo Educacional Aprendiz, aconteceu a solenidade de inauguração do Instituto Aprendiz Solidário, entidade presidida pela empresária e professora Cristiane Mara do Nascimento e que cuidará de uma ampla gama de ações e projetos sociais voltados para o município de Barbacena e região.
A inauguração do Instituto Aprendiz Solidário contou com a presença do prefeito municipal Carlos Dú, do vice-prefeito Aloísio Dias, do presidente da Câmara Municipal Nilton Cezar de Medeiros, do Juiz de Direito Joaquim Gamonal, da Defensora Pública Darcilene Neves, da Secretária Municipal de Educação Mara Piccinin, do Secretário Municipal de Assistência Social Daniel Martins de Melo, dos promotores Tânia Falcão e José Maria Ferreira de Castro, da representante do Conselho Tutelar de Barbacena Cristiane Arantes da Rocha, dos vereadores Odair Ferreira, Donizete Medeiros, Roberto da Farmácia, Sandro Heleno e José Newton de Faria, do presidente do Sindicato dos Empregados Rurais de Barbacena Márcio José da Silva, do diretor comandante da Polícia Penal Giovane, dentre outras autoridades municipais.
O Aprendiz Solidário foi criado para institucionalizar as ações e projetos sociais que há 28 anos a empresária Cristiane Nascimento vem realizando através do Grupo Educacional Aprendiz. Ao longo de sua história, o Aprendiz já contabiliza a concessão de mais de 30 mil bolsas de estudo para alunos carentes em todas as categorias de cursos oferecidos pelo grupo. Dentre os projetos que se destacam está o Núcleo de Práticas Jurídicas, através do qual milhares de pessoas de baixa renda tiveram acesso à acompanhamento jurídico de qualidade; a Seleção de Talentos, através da qual atletas, músicos, artistas e alunos de destaque foram premiados com bolsas de estudo integral, as ações solidárias que vem sendo realizadas junto a instituições reconhecidas de Barbacena e região para apoiar as entidades que cuidam de crianças, idosos e na recuperação de pessoas.
Em seu discurso, o prefeito Carlos Dú enalteceu a iniciativa da criação do instituto através do qual muitos dos projetos assistenciais do seu governo terão respaldo e se tornarão realidade como a ClínicaAmor, de recuperação de pessoas viciadas em álcool e drogas. “Este é o projeto da minha vida. Sempre quis realizar um projeto que contemplasse a recuperação destas pessoas, e quando Cristiane nos apresentou o projeto da ClínicAmor fiquei emocionado. Estamos trabalhando para resolver as dificuldades que o município tem para efetuar convênios com as instituições da cidade, e temos certeza de que até o mês de março, por necessidade de muitos que precisam desta ajuda, estaremos inaugurando a ClínicAmor numa parceria da Prefeitura de Barbacena com o Instituto Aprendiz Solidário”, afirmou o chefe do Executivo.
Outro projeto lançado já na inauguração do instituto é a Creche Solidária. “A creche teve a sua primeira versão em 2019, não através do instituto, mas do Grupo Educacional Aprendiz. Começou com 100 crianças. Hoje, estamos com uma demanda de mais de 1300 famílias à procura desta creche. Temos certeza que vamos conseguir atender de forma muito mais significativa do que em 2019, com este projeto que agora está incorporado ao Instituto Aprendiz Solidário, e que terá como parceira a Prefeitura Municipal de Barbacena através da Secretaria de Educação”, conta Cristiane.
A Secretária Municipal de Educação confirmou a parceria que está sendo realizada através do credenciamento da Creche Solidária junto à prefeitura de Barbacena. “Estamos trabalhando para ampliar o número de vagas nas creches de Barbacena. Sabemos da necessidade das famílias em ter creches de qualidade e segurança para seus filhos, e esse é um compromisso desta gestão. Acreditamos que assim que terminarmos os procedimentos burocráticos já poderemos formalizar a Creche Solidária, e desta forma ajudar muitas famílias a ter a tranquilidade necessária para que seus filhos sejam atendidos”, disse Mara Piccinin durante seu discurso na inauguração do instituto.
Para o Secretário Municipal de Assistência Social Daniel Melo, “As parcerias com o Instituto Aprendiz Solidário se casam perfeitamente com os projetos que apresentamos no escopo da campanha do prefeito Carlos Dú, beneficiar a população que mais precisa com serviços públicos de qualidade. São compromissos que assumimos e que estamos trabalhando para realiza-los, e, com a criação do Instituto Aprendiz Solidário e os projetos da ClínicAmor e da Creche Solidária temos a convicção de que estaremos entregando à população de Barbacena serviços que realmente farão a diferença para muitas famílias”, explicou o secretário.
Quem também discursou na solenidade de inauguração do Instituto Aprendiz Solidário foi o Juiz de Direito Joaquim Gamonal. “Sempre que sou convidado a vir ao Aprendiz eu venho e com prazer. Fico muito satisfeito com a criação do Instituto Aprendiz Solidário e acredito, por toda a minha experiência de vida e como juiz, que a Educação e os cuidados na infância são fundamentais para a criação de homens e mulheres de respeito e que irão construir uma vida digna. A criação da Creche Solidária é um anseio de centenas de famílias barbacenenses que aqui terão seu apoio com cuidados zelosos e educação de qualidade, e a Cristiane, mais uma vez, está de parabéns por sua visão e por sua generosidade e empreendedorismo social”, falou o juiz.
Também prestigiando o evento inaugural do instituto, o presidente da Câmara Municipal, vereador Nilton Cézar de Medeiros, cumprimentou a empresária pela iniciativa de criação do instituto. “Nossas histórias de vida já se cruzaram diversas vezes, e sempre vi o Aprendiz como um celeiro de formação em educação, esportes e cultura. A criação do instituto é muito bem vinda para Barbacena, e tenha certeza de que a Câmara Municipal de Barbacena estará apoiando todas as iniciativas que visem melhoras as condições de Educação e Assistência Social ao povo barbacenense. Contem conosco”, disse o vereador.
Em suas palavras finais, a professora e empresária Cristiane Nascimento explicou a razão de investir tanto no social como vem fazendo nos últimos 28 anos, e agora, através do instituto. “É muito gratificante. Se todos soubessem o quanto é bom fazer ações sociais, o quanto isso retorna para sua vida, para sua realização profissional e pessoal, muitos outros empresários também o fariam. A pergunta é: porque não investir no social? Minha opinião, todos os empresários deveriam ter o seu papel social em relação a todos os projetos e, com certeza somaríamos forças muito maiores”, finaliza Cristiane.
777 BOLSAS DE ESTUDO
No mesmo momento em que é inaugurado o Instituto Aprendiz Solidário, o Grupo Educacional Aprendiz está recebendo inscrições para a seleção de 777 Bolsas de Estudo que serão distribuídas entre a Escola, Cursos Técnicos, Faculdade de Direito e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
São 365 bolsas para a Educação de Jovens e Adultos, 33 bolsas para o Curso de Direito, 124 bolsas de estudo para a Escola e 255 para os Cursos Técnicos de Administração (EaD), Segurança do Trabalho (EaD), Logística (EaD) e Enfermagem (Presencial).
A inscrição para a seleção de bolsas de estudo deve ser feita através dos formulários:
Escola: https://forms.gle/MuagGhDpFKczYaEfA
Cursos Técnicos: https://forms.gle/2yvSFBv5btaYQKuS6
Direito: https://forms.gle/erfKjKvB6haUscS6A
Educação de Jovens e Adultos (EJA): https://forms.gle/SePduJSMHFfTsPQ16