Independência, dependência, codependência e interdependência
Por Fernanda Oliveira.
Esta semana comemoramos a Independência do nosso país e aproveitando o gancho gostaria de conversar com vocês sobre esses termos relacionados ao nosso emocional.
Como você se classificaria hoje nos seus relacionamentos?
Ser INDEPENDENTE significa uma pessoa que não depende de outras nem de nada para ser feliz. É uma posição muito desejada pela maioria das pessoas, só que esconde por trás uma arrogância e prepotência de pensar que é possível viver feliz sem depender em menor ou maior grau de outras pessoas.
As mulheres ao tomarem atitudes extremamente independentes acabam se tornando frias, rígidas, secas e solitárias. Se afastando assim da sua natureza feminina que é acolhedora e nutritiva.
Ser DEPENDENTE nos remota a uma pessoa que não sabe fazer nada sozinha. Depende da opinião dos outros para tudo, não consegue se decidir perante a vida. Só se sente feliz quando está em um relacionamento e acredita que o outro é responsável por suprir suas necessidades emocionais.
Ao se tornarem totalmente dependentes, as mulheres também perdem o seu brilho, a sua leveza que vem do equilíbrio entre as forças masculinas e femininas.
Um termo não muito falado é o do CODEPENDENTE, que é um dependente de quem depende. No campo emocional esse termo foi criado ao estudarem as famílias de dependentes químicos, onde tudo girava em torno da pessoa que era dependente. Nos relacionamentos esse movimento aparece quando a pessoa tenta de todas as formas “salvar” ou “consertar” o parceiro, abdicando assim dos seus próprios desejos em função do outro, com a desculpa de que ele precisa mais.
É uma forma de relacionamento bastante comum, onde os dois lados se beneficiam. O dependente tem alguém que cuide dele e o salvador se sente feliz ao cuidar. Porém é uma relação disfuncional, onde nenhum dos dois é capaz de enxergar verdadeiramente suas qualidades, defeitos, e se posicionar no relacionamento.
Outro termo não muito usual é a INTERDEPENDÊNCIA, onde duas partes se unem para atingir um fim específico, uma colaborando com a outra. É o ponto máximo que devemos chegar no campo emocional. Entendermos que não somos seres independentes, vivendo isolados em uma ilha, mas sim interdependentes, onde o que o outro tem pra me oferecer é o que me falta e eu ofereço ao mundo o que falta nele.
Uma relação de interdependência equilibra as polaridades femininas e masculinas, na qual os dois contribuem para que o relacionamento funcione, caminhando lado a lado.
Após conhecer esses conceitos, como você se vê emocionalmente? Dependente, independente, codependente ou interdependente?