• Inconfidência Mineira vira jogo em Barbacena

    O Jogo da Inconfidência é uma mistura de Banco Imobiliário, Jogo da Memória, Uno e baralho de cartas que contam a história de maneira divertida e prática

    Foto: Divulgação

    E se os principais personagens da Inconfidência Mineira virassem cartas de baralho? E se fosse possível aprender mais sobre Tiradentes e a principal Conjuração do Século XVIII no Brasil e, ao mesmo tempo, se divertir com os amigos e familiares em um jogo que envolve cartas, riqueza e, até mesmo, traições?

    Pois bem, essa é a mais nova proposta apresentada pela trupe da Vem di Bequê, os comunicadores Flávia Pedrosa, Rodrigo Lozasso e Thiago Rossi. O trio, já famoso por transformar parte da história de Barbacena e a lenda da Serpente da Igreja da Boa Morte em um jogo de tabuleiro, agora escolheu a história de luta de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, como o tema da mais nova proposta lúdica da marca mais querida de Barbacena.

    Em uma mistura de Banco Imobiliário, Jogo da Memória, Uno e baralho de cartas, o Jogo da Inconfidência leva seus jogadores até o mais famoso e importante movimento revolucionário pela independência do Brasil. São 52 cartas e vários contos de réis apresentando 25 personagens da Inconfidência Mineira, como Tiradentes, Maria I e o Marquês de Barbacena, bem como os de ligações barbacenenses como Silvério dos Reis, José Aires e o padre Manoel Rodrigues.

    “Barbacena esteve presente em diversas passagens da Inconfidência Mineira, com inconfidentes que residiam na cidade, reuniões e muitas histórias que se passaram por aqui, e, por incrível que pareça, grande parte das pessoas desconhece esses fatos. O jogo da Inconfidência transforma conhecimento em brincadeira, reunindo famílias, amigos, estudantes, em torno da mesa para um momento de diversão e muito aprendizado”, conta Flávia Pedrosa.

    O objetivo é terminar o jogo com o maior número de contos de réis possível, se tornando o mais rico das Gerais. Para isso, é preciso casar os pares (figura e história do personagem) e desencadear a ação descrita nas cartas. Estas ações podem ser benéficas ou não, tanto para quem conseguiu casar as informações como para os outros participantes do jogo, que estão alheios a confiscos, traições e delações.

    “O objetivo é sempre o mesmo dos produtos da Vem di Bequê: resgatar e propagar a história de Barbacena e, agora, das Minas Gerais.”, observou Thiago Rossi. “De uma forma bem resumida, todo mundo sabe que Tiradentes morreu enforcado e que tinha planos de libertar Brasil de Portugal. Mas e os demais personagens? Eram mais de 20 os inconfidentes, e quase ninguém sabe sobre eles. Alguns eram ou tiveram importantes passagens pelo então Arraial da Igreja Nova da Borda, atual Barbacena. Então, este é o real objetivo do jogo, além do lúdico, proporcionar conhecimento e resgatar a história.”

    Uma das características mais interessantes do novo jogo da Vem di Bequê, é que ele pode ser utilizado como um baralho de cartas comum, além das regras estabelecidas em seu desenvolvimento. O motivo? Torná-lo o mais democrático possível, além de permitir que ele se insira no cotidiano lúdico dos mineiros. “Qual mineiro não gosta de um bom truco? Então, por que não permitir que o Jogo da Inconfidência possa, também, se desprender de suas regras e se tornar parte desta cultura de Minas Gerais?”, completou Thiago Rossi.

    Esta não é a primeira vez que o trio da Vem di Bequê transforma história e conhecimento em diversão. Em 2022, Flávia, Rodrigo e Thiago inovaram e lançaram o jogo “Barbacena: Os Caçadores de Tesouro e a Lenda da Minas de Prata”, um jogo de tabuleiro que possui a Cidade das Rosas como pano de fundo e já vendeu mais de 250 unidades, além de ganhar destaque com uma participação no programa Tô Indo, da TV Integração, afiliada da Rede Globo.

    As 27 ilustrações do Jogo da Inconfidência foram desenhadas inicialmente a mão pelo ilustrador Rodrigo Lozasso, baseadas em referências encontradas durante a extensa pesquisa realizada por Thiago Rossi. “Foram três semanas para desenhar todas as figuras históricas, após essa primeira parte partimos para a criação do layout do baralho e ajustes após os testes realizados”, conta Rodrigo.

    Com evento realizado na última terça-feira (11/07), que contou com a presença de diversas personalidades e amigos da marca, foi lançada uma edição limitada de 50 jogos, que está disponível na loja da Vêm Di Bequê. Interessados podem adquirir o jogo na loja 33, no Plaza Empresarial ou pelo site que pode ser acessado clicando aqui.

  • Botão Voltar ao topo
    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.