Impulsionado pelo setor de serviços, Barbacena fechou 2023 com saldo positivo em geração de empregos de acordo com o CAGED
Os números tiveram uma crescente em relação ao ano de 2022
O Governo Federal divulgou ontem (30/01) os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) que apresenta dados da geração de empregos no país. De acordo com a plataforma Barbacena fechou o ano de 2023 com saldo positivo na geração de empregos, foram 1.252 novos empregos formais criados no ano passado, sendo 12.397 admissões e 11.145 desligamentos.
Os números tiverem uma crescente em relação ao ano de 2022, que também apresentou saldo positivo, porém com um número menor, de 306 novos empregos formais criados.
Apesar de o ano ter fechado positivamente, o mês de dezembro teve um saldo negativo de 75 vagas de emprego que deixaram de existir. Porém o mês de novembro teve um saldo positivo de 238 novos empregos formais criados. O fato de o mês de dezembro fechar com saldo negativo se repetiu em anos anteriores, com exceção de 2020, que foi um ano atípico devido a pandemia e que à época apesar do bom resultado do último mês fechou aquele ano com saldo negativo de geração de empregos
Setor de serviços impulsiona números
Um dos motivos para o bom resultado do CAGED foi o desempenho do setor de serviços, que sozinho criou 913 vagas de emprego formais. Também criaram novos postos de trabalho os setores de agropecuária (+48), indústria (+209) e comércio (+86).
Já o setor de construção foi na contramão dos bons resultados dos outros setores e marcou saldo negativo de -4, ou seja, demitiu mais do que contratou. Foram neste setor 1.264 admissões e 1.268 demissões.