“Imagine” de John Lennon completa 50 anos de lançamento
A música "Imagine", que dá nome ao álbum, foi reconhecida como um hino da paz mundial
Lançado no dia 9 de setembro de 1971 nos Estados Unidos, a canção “Imagine” do cantor britânico John Lennon, juntamente com o álbum de mesmo nome completou 50 anos nesta quinta-feira.
A composição, que fala sobre o desejo de um mundo melhor, é a primeira faixa do disco e tornou-se um hino da paz mundial. O álbum foi apresentado ao público dois anos depois que o cantor deixou os Beatles e contou com a participação de outro ex-integrante do grupo, o guitarrista George Harrison.
O LP tinha em sua capa uma imagem feita pelo pintor e cineasta norte-americano Andy Warhol. A artista plástica e cantora japonesa, Yoko Ono, esposa de Lennon, ficou responsável pela foto de contracapa, que também trazia uma citação de um livro dela: “Imagine as nuvens pingando. Cave um buraco em seu jardim para colocar eles dentro”.
De acordo com o site oficial do cantor, Imagine fala sobre um mundo utópico, trazendo também um contraponto com a faixa Gimme Some Thruth [Tradução: Me dê alguma verdade], com críticas aos políticos e à sociedade e também exigindo respostas imediatas. As opiniões políticas do ex-Beatle quase o levaram a ser deportado dos Estados Unidos na década de 70.
As poesias de Yoko Ono do livro Grapefruit inspiraram a faixa-título mas ela só foi reconhecida como coautora mais de quatro décadas depois do lançamento. Na falta do crédito, havia no disco uma canção em sua homenagem, encerrando o álbum.
Com informações da Agência Brasil