• Igreja do Carmo

    A pequena e belíssima capela de Nossa Senhora do Carmo (Foto), já foi solitária, no tempo da Chácara do Carmo, onde havia a residência de verão do Embaixador José Bonifácio de Andrada e Silva. Hoje, há um emaranhado do construções em torno da capela e a chácara, retratada no livro “Cores de Barbacena” foi transformada nos Bairros: do Carmo e Fátima. A capela é, sem desmerecer as demais, linda e muito bem cuidada pelo seu “patrono”, Kleber Camargo que dedica de corpo e alma aos cuidados do templo dedicada à Senhora do Carmo. Em época natalícia, já se tornou tradição a exposição de presépios. Antes da pandemia, havia missa todos os domingos às 16:30 e todas as segundas às 19:00 com a participação de um famoso coral, cujo patrono e orientador é Kleber Camargo.

    DELIVERY – Desde 2020, o conhecido e famoso restaurante Gino’ il Candelabro adotou o serviço “Delivery”, aos sábados e domingos. Todas as delícias do restaurante em sua comodidade, naturalmente fazendo a alegria da dona de casa, que cuida da casa, do marido e dos filhos e ainda trabalha fora. Ufa! Elas merecem um descanso aos sábados e domingos! E, se o regime permitir, há uma sobremesa deliciosa, a “Palha Italina”, receita exclusiva. À frente da administração compartilhada pelas Calvi, Marilda e Vanna e o dinâmico Maurício Barros.

    DOUTORES – Os fundamentos do direito, nos dias atuais, tão requisitados, podem ser definidos como:  noções jurídicas fundamentais e necessárias visando proteger, defender e resguardar a cidadania plena. A luta é diuturna e para àqueles, cujos pais são do ramo e as cobranças são em dose dupla. Na semana passada, a PUC-MINAS, depois de alguns contratempos, realizou a formatura do Curso de Direito.  Dois barbacenenses, um de nascimento, Fábio Nogueira Mota, filho de Carla Nogueira e Carlos Alberto Mota cujos sobrenomes remontam histórias, belas histórias. E, a linda belorizontina Maria Savassi, que é também Bias Fortes e Fonseca, filha de Mariana De Abreu Fonseca e Renato Savassi Fonseca.

    DO ORIGINAL SAVAZZI – Os irmãos Achille, Arturo, Angelo, Amílcar e Doralice Savazzi, imigrantes italianos da província de Mântua estabeleceram uma padaria na rua Tupinambás, no então bairro dos Funcionários nos anos 30. A padaria mudou de local e cada dia, eles conquistavam mais e mais os mineiros.  Filhos e netos sobressaíram na sociedade da capital em outros ramos de atividades. O nome foi abrasileirado e tornou-se Savassi, hoje é o Bairro Savassi. Dois vieram para Barbacena; Doralice, figura distinta e benfeitora da localidade de Doutor Sá Fortes e Amílcar, pioneiro no ramo da Sericícola e seu filho Altair Savassi, autodidata e ambos políticos e donos de belas histórias de vida.  Assim, como o pai, Renato Savassi Fonseca, o qualificado homem do direito e tido como um “diplomata”, Maria Savassi já chega com um cartão validado pelo sobrenome SAVASSI e é linda!








  • Botão Voltar ao topo
    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.