• IF Barbacena terá Centro de Línguas para ampliar ensino e internacionalização

    As ações vão acontecer nos dez campi, com inscrições de 25 de setembro a 9 de outubro

    Foto: IF

    O Instituto Federal Sudeste – Campus Barbacena divulgou o edital de criação e de adesão aos Centros de Línguas, com intuito de apoiar o desenvolvimento de projetos voltados ao ensino de línguas adicionais, formação linguística e cultural, e apoio à internacionalização institucional nos dez campi, incluindo a unidade de Barbacena. As inscrições vão de 25 de setembro a 9 de outubro de 2025.

    O desenvolvimento dos Centros de Línguas do IF Sudeste MG no âmbito do Programa Estratégico “Centros de Línguas do IF Sudeste MG”, consiste em projetos voltados à criação de espaços formativos de educação linguística em línguas adicionais que promovam letramentos crítico e autônomo, desenvolvimento das competências comunicativas e transculturais, e o apoio ao processo de internacionalização institucional.

    Confira o edital todas as informações na página da DRIIT.

    Segundo o assessor de Relações Internacionais do IF Sudeste MG, Pedro Rocha, “os Centros de Línguas do IF Sudeste MG representam uma retomada estratégica de um programa institucional, agora reformulado para atender às demandas contemporâneas de internacionalização e inclusão linguística”. A reabertura dos Centros visa suprir uma lacuna histórica na formação em línguas adicionais, oferecendo à comunidade acadêmica e local oportunidades de qualificação que contribuam tanto para a inserção no mercado de trabalho quanto para o desenvolvimento de uma consciência crítica e transformadora da sociedade.

     Os espaços serão construídos por meio do diálogo com as comunidades acadêmica e local, oferecendo formação linguística e cultural de qualidade que contribua para a mobilidade acadêmica, para a cooperação internacional, para a inclusão social por meio da inclusão linguística, e o fortalecimento dos arranjos produtivos locais nas regiões de atuação do IF Sudeste MG, em consonância com a Política Linguística institucional e os princípios de equidade, da diversidade, da autonomia e da participação social.

     De acordo com a coordenadora geral dos Centros de Línguas do IF Sudeste MG, Profª Mariana Demarchi, do Campus Muriaé, “o Programa Estratégico Centros de Línguas do IF Sudeste MG tem como objetivo oportunizar a educação linguística em línguas-culturas adicionais. O programa surge como uma resposta às demandas de estudantes, docentes e servidores e possibilita o desenvolvimento do letramento crítico em diferentes idiomas.” Espera-se que os Centros de Línguas criem condições factíveis para a execução de uma formação expressiva em línguas-culturas adicionais nas unidades acadêmicas e promovam suporte à internacionalização do IF Sudeste MG.

     A coordenadora pedagógica geral, Profª. Josimar Ribeiro, explica que os Centros de Línguas no IF Sudeste de Minas Gerais configuram-se como “respostas estratégicas à crescente demanda por competências linguísticas exigidas no atual contexto acadêmico e profissional globalizado. O domínio de línguas estrangeiras tornou-se um requisito fundamental para a inserção em programas de intercâmbio, cooperação internacional e inserção no mercado de trabalho cada vez mais interconectado.” Nesse sentido, os referidos Centros não apenas fortalecem os pilares institucionais voltados à internacionalização, como também promovem equidade no acesso ao ensino de línguas, contribuindo de forma significativa para a formação de sujeitos plurilíngues, críticos e aptos à atuação em contextos interculturais diversos.

  • Botão Voltar ao topo
    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.