• IF Barbacena Realiza 1º Hackathon do Coworking IFBQ

    O hackathon se consolida como uma oportunidade de aprendizado prático

    Nos dias 15 e 18 de julho, o Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) – Campus Barbacena realizou 1° Hackathon do Coworking IFBQ, uma maratona de inovação que reuniu alunos de diferentes cursos, ex-alunos e empresários da cidade em uma intensa jornada de criatividade, tecnologia e trabalho em equipe.

    Durante o evento, os participantes foram desafiados a resolver problemas reais por meio de soluções tecnológicas e inovadoras. Divididos em quatro equipes multidisciplinares (TARS, TSI CAPIVARAS, DELTA e ERROR 404), os presentes tiveram um tempo limitado para idealizar, desenvolver e apresentar seus projetos a uma banca avaliadora formada por professores, especialistas e representantes do setor produtivo. Como resultado as equipes foram premiadas com Smartphone, Smartwatch, Fone de ouvido, além de placas e certificados.

    Formação além da sala de aula

    Mais do que uma competição, o hackathon se consolida como uma oportunidade de aprendizado prático, onde os participantes colocam em ação conhecimentos adquiridos em sala de aula, desenvolvem habilidades de liderança, comunicação, pensamento crítico e, principalmente, de trabalho em equipe.

    O hackathon é um espaço onde os participantes aprendem na prática o que é ser protagonista. Eles enfrentam problemas reais, pensam em soluções viáveis e precisam tomar decisões em grupo, como no mercado de trabalho.

    Conexão com o mercado e incentivo à inovação

    Outro ponto importante é a aproximação com o mercado de trabalho. Os desafios propostos foram pautados por demandas reais da Prefeitura de Barbacena do Campus Barbacena, a saber:

    Compra de Ticket para o Refeitório: Desenvolver um sistema de compra de tickets para o refeitório que permita ao usuário realizar a aquisição pelo celular, de forma autônoma, sem depender da intermediação de um servidor (pessoa).

    Espaço do Egresso: Criar um hotsite, vinculado ao site institucional, que funcione como vitrine para os nossos egressos, apresentando seus currículos e trajetórias profissionais. O espaço também deverá permitir que empresas parceiras divulguem oportunidades de emprego e estágio, além de contar com um mural de destaques e fotos atualizado constantemente.

    Análise de Impacto Econômico dos Eventos do Município: Propor um sistema e/ou metodologia para mensurar e analisar o impacto socioeconômico dos eventos realizados em Barbacena (como Exposição, Natal, Festival Gastronômico, entre outros).

    Além disso, o evento incentiva o empreendedorismo e a inovação. Várias ideias surgidas durante o hackathon têm potencial para se transformar em startups, projetos de extensão ou pesquisas aplicadas, contribuindo com o ecossistema de inovação do IFSudesteMG e da região.

    Protagonismo e engajamento estudantil

    A energia e o entusiasmo dos alunos foram um dos grandes destaques da edição. Mesmo com a pressão do tempo e a complexidade dos desafios, os estudantes demonstraram dedicação, criatividade e espírito colaborativo, elementos que fazem do hackathon uma experiência inesquecível.

    Equipes ganhadoras

    Como resultado as equipes ganhadoras foram:

    Problema 01: Equipe ERROR 404 com os componentes Lucas Martin da Silva, Ronaldo José da Silva Júnior e Felipe José de Souza Domiciano.

    Problema 02: Equipe TSI CAPIVARAS com os componentes Gabriel Brian Amaral de Ameida, Albert Júnior Silvestre Pereira, Isadora da Silva Tomaz, Vinícius Augusto Araújo dos Santos e Matheus Hernrique de Oliveira Ferreira.

    Problema 03: Equipe TARS com os componentes Gabriel de Barros Pereira, Maiki Neves Ferreira, Wesley Rodrigues Miranda e Carlos Roberto Barbosa Júnior.

  • Botão Voltar ao topo
    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.