• Iepha-MG comemora 50 anos com diversas atividades até setembro de 2022

    O instituto está preparando uma programação ao longo de um ano de celebração, com ações que envolvem exposições, capacitações, vídeos, publicações especiais, encontros e mais

    O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado de Minas Gerais (Iepha-MG) foi criado no dia 30 de setembro de 1971, e, ao longo da sua trajetória de 50 anos, atua na proteção, preservação e proteção dos bens materiais e imateriais que fazem parte da cultura e da história do povo mineiro. Para celebrar a data, o instituto está preparando uma programação ao longo de um ano, com diversas ações, que abrangem exposições, capacitações, vídeos, publicações especiais, encontros etc, além disso, também foi criada uma marca comemorativa.

    De acordo com o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, os 50 anos do Iepha-MG representam, para além da data, uma celebração da história de Minas Gerais durante as suas manifestações culturais e artísticas, considerando que o cinquentenário da instituição é motivo de comemoração para todos os mineiros, e, também “momento de reflexão sobre as políticas públicas patrimoniais de preservação, restauração e promoção do Patrimônio Histórico e Cultural do nosso estado. Nossos bens materiais e imateriais são reflexo de nossas culturas, tradições e identidades. Minas Gerais é um estado diverso e, em cada canto desse território, há uma história diferente, que atravessa os anos e que nos une pela mineiridade”, afirmou Leônidas, acrescentando que a manutenção da memória viva é missão que o Iepha-MG tem cumprido com excelência.

    Felipe Pires, presidente do instituto, recorda que os 50 anos demonstram que o Iepha-MG superou obstáculos com resiliência, e se consolidou como uma referência para o povo mineiro. “Para além da maturidade, cinco décadas de trabalho comprovam que o Iepha-MG realiza aquilo que se propõe com louvor desde a sua criação: proteger e promover o patrimônio cultural de Minas Gerais”, destaca.

    Pós-graduação

    Iepha-MG e a Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg), em uma parceria inédita, oferecem o curso de pós-graduação latu sensu em Gestão e Projetos de Patrimônio Cultural. Neste, parte da experiência adquirida pelo instituto será compartilhada com os estudantes. O curso tem o intuito de capacitar profissionais que atuam ou que querem trabalhar na gestão, proteção, salvaguarda ou na promoção do patrimônio cultural.

    Durante a especialização, por meio de referências conceituais e metodológicas, teoria e prática são conciliadas para solucionar problemas e criar projetos relacionados às propostas dos estudantes. O corpo docente engloba professores da Uemg e técnicos do Iepha-MG. A previsão é que o curso tenha início em novembro de 2021. Para informações, acesse o site do Iepha ou da Uemg.

    ICMS Patrimônio Cultural

    O curso on-line com foco no ICMS Patrimônio Cultural, ação pioneira no Brasil, é outra atividade que integra as comemorações dos 50 anos do Iepha. A formação é voltada para técnicos e gestores dos municípios mineiros que participam ou pretendem participar do programa. O objetivo é ampliar as ações que o instituto desenvolve nos últimos anos, direcionadas para o fomento à municipalização de proteção e promoção do patrimônio cultural em Minas Gerais.

    As inscrições para o curso podem ser feitas a partir de outubro nos sites do Iepha-MG e da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) e estarão disponíveis até o fim de dezembro de 2021. Outras ações em comemoração aos 50 anos do Iepha podem ser conferidas neste link

    Reprodução Agência Minas

  • Botão Voltar ao topo
    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.