Banner Grande Aprendiz 28/06/2019
Banner grande Ótica Diamond
Banner grande

Idoso tenta suicídio no São Pedro, em Barbacena

 

Um homem de 70 anos tentou suicídio ontem (09/09), ao pular de uma ponte de aproximadamente 4 metros de altura, à rua Fernando Von Ruckert, no bairro São Pedro.

De acordo com informações, após os primeiros atendimentos o idoso foi encaminhado consciente ao Hospital Regional de Barbacena, a entidade, no entanto, não divulga informações de seus pacientes.

Essa foi a quinta tentativa de autoextermínio registrada na região nos dez primeiros dias de setembro, totalizando uma média de 1 tentativa a cada dois dias. O mês, aliás, é dedicado à prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo.

Hoje, 32 brasileiros se suicidam diariamente. No mundo, ocorre uma morte a cada 40 segundos. Aproximadamente 1 milhão de pessoas se matam a cada ano. Sabe-se que os números são muito maiores, pois a subnotificação é reconhecida. Além disso, os especialistas estimam que o total de tentativas supere o de suicídios em pelo menos dez vezes.

É fato que o suicídio é um fenômeno complexo, de múltiplas determinações, mas saber reconhecer os sinais de alerta pode ser o primeiro e mais importante passo.

Isolamento, mudanças marcantes de hábitos, perda de interesse por atividades de que gostava, descuido com aparência, piora do desempenho na escola ou no trabalho, alterações no sono e no apetite, frases como “preferia estar morto” ou “quero desaparecer” podem indicar necessidade de ajuda.

 

CVV

CVV é uma das ONGs mais antigas do país. Fundado em São Paulo em 1962, atua no apoio emocional e na prevenção do suicídio por meio do telefone 188, e também por chat, e-mail e pessoalmente.

 

Hoje, cerca de 3 mil pessoas, em mais de 110 postos, prestam serviço voluntário e gratuito 24 horas por dia, nos 365 dias do ano, aos que querem e precisam conversar sobre seus sentimentos, dores e descobertas, dificuldades e alegrias. De forma sigilosa e sem julgamentos, o voluntário do CVV busca ouvir aquele que liga com profundo respeito, aceitação, confiança e compreensão, valorizando a vida e, consequentemente, prevenindo o suicídio

Após a implantação do telefone 188, por meio de acordo com o Ministério da Saúde que garantiu gratuidade da tarifação telefônica, são registrados cerca de 3 milhões de atendimentos por ano.

Todas as formas de acesso podem ser conferidas no site www.cvv.org.br, onde também é possível se informar sobre o Posto CVV mais próximo e como se tornar voluntário.

Banner Grande Podologia 1
Banner 2 Podologia – Grande

Os comentários estão desativados.