• Hospital Ibiapaba CEBAMS realiza Encontro Técnico no COIC

    No início do mês, aconteceu no saguão do Centro Oncológico do Hospital Ibiapaba CEBAMS (COIC), o Encontro Técnico Regional de Prefeitos e Secretários da Microrregião de Saúde de Barbacena. O evento, organizado pelo Hospital Ibiapaba CEBAMS reuniu gestores de toda a região e contou com a presença do Secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti. Este foi o primeiro contato dos chefes regionais do Poder Público com o Serviço de Radioterapia do Hospital já em funcionamento.

    A palestra magna do Encontro foi do Dr. Ademar Caldeira, físico médico da empresa ESCLA, responsável pela física médica do COIC. Na apresentação o Dr. Caldeira explicou, de forma bem didática, como é todo o processo de tratamento de um câncer por meio da radioterapia. Ele também ressaltou a qualidade e a tecnologia de ponta envolvida no acelerador linear (o aparelho que faz o tratamento da radioterapia) instalado no Hospital Ibiapaba CEBAMS.

    “Posso garantir que o tratamento oferecido pelo Hospital Ibiapaba CEBAMS é, sem sombra de dúvidas, de alta tecnologia embarcada e um dos melhores existentes na atualidade. A instituição investiu muito para oferecer um bom serviço aos pacientes”, declarou.

    Anfitrião do evento, o Diretor Técnico do Hospital Ibiapaba CEBAMS, Dr. Antônio José Fonseca de Paula, explicou aos presentes como funciona a radioterapia em Barbacena melhora a qualidade de vida dos pacientes.

    “Antes, nós – oncologistas – tínhamos dificuldade em encaminhar pacientes para a Radioterapia em outras cidades. Além do aspecto burocrático, víamos o sofrimento das pessoas no processo de deslocamento para realizar o tratamento. Agora, isso mudou. Já estamos vivendo um novo momento. Fizemos questão de convidar os prefeitos da Microrregião de Barbacena para saberem que poderemos prestar atendimento de forma rápida, ágil e com qualidade. Já tivemos casos aqui no Hospital Ibiapaba CEBAMS, nos últimos dias, de pacientes atendidos no consultório da nossa Oncologia, que são encaminhados ao Centro Oncológico e, em cerca de 30 minutos, já são atendidos pelo médico radioterapeuta. Logo depois, o médico e a equipe já fazem os planejamentos para o tratamento”, observou.

    Convidado do evento, o prefeito de Barbacena, Carlos Nascimento, ressaltou a qualidade do serviço oferecido no Centro Oncológico Ibiapaba CEBAMS. “Nós estamos em um serviço que vai melhorar a qualidade de vida das pessoas de Barbacena e região de uma forma imensurável. Este é um serviço de qualidade e que a nossa população pode confiar”.

    Confiança

    Morador da cidade de Alto Rio Doce, o professor Robson Abrantes foi detectado com um câncer de próstata em 2021, fez cirurgia e começou o processo de tratamento com Radioterapia nesta segunda-feira (02). Em um depoimento exibido no evento, ele explicou que, caso precisasse se deslocar para fazer o tratamento em Juiz de Fora, o tempo de viagem seria de três horas. Já em Barbacena, o tempo cai para uma hora. A redução da distância é muito importante para melhor recuperação do paciente.

    “Conheço e confio no Hospital Ibiapaba CEBAMS há muito tempo. Meu pai, por exemplo, teve câncer e fez os tratamentos na instituição, que já conhecemos há muitos anos. Essa confiança longa se reflete na minha paz de espírito. Se não tivesse confiança não estaria assim, tão bem de espírito. Os médicos desde o princípio foram muito claro muito transparentes, foram muito solícitos nas respostas das perguntas e isso traz tranquilidade e confiança”, pontuou ele.

    Emoção

    Um dos momentos de emoção do Encontro foi a entrada das voluntárias da Associação de Apoio à Pessoa Portadora de Câncer e Seus Familiares (APPC) no bunker do acelerador linear. A entidade foi uma grande mobilizadora do abaixo assinado que culminou na liberação do aparelho de Radioterapia em Barbacena. Ao todo, o abaixo assinado reuniu 30 mil assinaturas. O vultoso número surtiu efeito e, em conjunto com esta articulação popular, agentes públicos e deputados se sensibilizaram e o Ministério da Saúde aprovou o projeto do Hospital Ibiapaba CEBAMS, liberando recursos para a aquisição do aparelho que faz o tratamento.

    As voluntárias fizeram uma oração ao redor do aparelho e, visivelmente emocionadas, celebraram o início da Radioterapia em Barbacena.

    Radioterapia já é realidade em Barbacena

    Assim que foi anunciada pelo Hospital Ibiapaba CEBAMS a autorização da Vigilância Sanitária Estadual para o início do Serviço de Radioterapia na cidade, o primeiro paciente já realizava um procedimento em caráter de urgência no novo serviço. O paciente de 58 anos, proveniente de uma cidade da região, foi oficialmente o primeiro a ser atendido pela Radioterapia do Ibiapaba CEBAMS, que há mais de 20 anos vinha sendo pleiteada pelo Centro Barbacenense de Assistência Médica e Social, o CEBAMS, entidade filantrópica mantenedora do Hospital Ibiapaba.

    Além de pacientes do município de Barbacena, pessoas de outras 14 cidades da Microrregião de Saúde de Barbacena também serão atendidas pelo Centro Oncológico do Hospital Ibiapaba CEBAMS, abrangendo uma população de 237.652 habitantes.

    Há mais de três décadas atendendo pacientes oncológicos pelo SUS, o Hospital Ibiapaba CEBAMS consegue colocar mais um importante tratamento do câncer em seu rol, que já contava com diagnósticos, consultas, atendimento multidisciplinar, quimioterapia, hormonioterapias e cirurgias. Agora, o ciclo do tratamento se completa com a radioterapia realizada com um equipamento moderno e uma equipe especializada.

    Desde esta semana, o Hospital passou a realizar no COIC diversas consultas e procedimentos com pacientes agendados.

    Um novo ciclo na assistência ao paciente com câncer

    Inaugurado em 30 de abril de 1967, o Hospital Ibiapaba CEBAMS chegou aos 55 anos em 2022 e chega a mais um importante ciclo na assistência oncológica de Barbacena e região. O primeiro passo para essa assistência foi dado com o credenciamento da instituição para a oferta de quimioterapia pelo SUS, em 1992. Em 2002, surgiram os primeiros projetos para a instalação da radioterapia no Hospital, algo vislumbrado ainda nos anos 1980 pelo então diretor do Hospital Ibiapaba, Dr. Maurício Silva (1930-1999). Com muito trabalho e muita luta, que contou com a participação da comunidade, de empresas, entidades e poder público, em 2016 foram iniciadas as obras do Centro Oncológico Ibiapaba CEBAMS. A partir de agora, esse sonho de muitas pessoas se tornou realidade.

    Com informações do Hospital Ibiapaba

  • Botão Voltar ao topo
    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.